Home Agronegócio

Trabalhadores aprendem a projetar belos jardins

105

Durante quatro dias de março o Sindicato Rural com a participação do Senar SP e Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense organizou curso de jardineiro para 20 trabalhadores.

Jardineiro 120Participantes do curso realizado em Américo Brasiliense

Com graduação em Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Comparada) pela USP em Ribeirão Preto, Viviane Gaya Laguna, dirigiu o Curso de Jardineiro, realizado pelo Sindicato Rural, Senar SP e Prefeitura Municipal de Américo, em março. Pelo menos por quatro dias 20 trabalhadores foram capacitados pela bióloga.

Já no segundo dia, veio a exclamação da instrutora: “A turma é muito boa, a gente sente que é um pessoal que busca se qualificar para entrar no mercado de trabalho”. Essa satisfação foi até o final quando ela comemorou com os novos jardineiros a certeza da missão cumprida.

Segundo Viviane, trata-se de uma atividade em que às vezes as pessoas decidem assumir por intuito ou impulso: “Agora que estão qualificados poderão fazer bem melhor um jardim, utilizando a técnica assimilada; a propósito já estão sendo procurados por moradores que viram o serviço feito no CEAT”, explicou.

De fato, o CEAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador em Américo Brasiliense realiza programas em parceria com o Governo Estadual por meio da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho. O Curso de Jardineiro, contudo foi uma parceria entre o Sindicato Rural de Araraquara, o Senar SP e a Prefeitura de Américo, permitindo que um jardim piloto fosse refeito no pátio do CEAT e para onde as atenções se voltaram detalhando a função de cada participante no preparo do canteiro.

Preparando o solo para o plantio

Para João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar que acompanhou o desenrolar do programa, “a capacitação é um investimento muito bom para eles, pois podem arrumar emprego a qualquer momento, fazer parte da frente de trabalho na Prefeitura Municipal, melhorar o ambiente da cidade onde vivem, a casa e o bairro onde moram, fazendo disso principalmente, uma fonte de renda”.

Já Viviane, no encerramento, disse que se trata de um curso rápido, mas que abrange todas as partes da jardinagem, onde as pessoas acabam descobrindo suas aptidões, pois não sendo boas numa coisa – como trabalhar em uma máquina de roçar, por exemplo, poderão trabalhar como enxertadora, fazer mudas, cuidar das plantas. Cada pessoa vai se enquadrar naquilo que ela tem e poderá oferecer de melhor.

A finalização do curso em Américo deixou o presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural, extremamente feliz. Em sua saudação, além de enaltecer o trabalho do prefeito Dirceu Pano, o dirigente comentou que o Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania. Nicolau disse ainda que a parceria com Américo está propiciando a colheita de bons frutos: “Estamos formando profissionais e dando a eles o direito de acesso ao mercado de trabalho”, finalizou.

Terezinha Viveiros (vice-prefeita), Dirce Guimarães Oliveira (Chefe de Desenvolvimento Econômico), Viviane Gaya Laguna (bióloga), João Henrique de Souza Freitas (coordenador do Senar) e seu sobrinho Davi Eduardo Freitas Abbud