Home Agronegócio

Usina São João é novamente rebaixada pela S&P

457

Essa é a segunda vez em 2019 que a companhia sucroenergética cai na classificação da agência

Usina Sao JoaoO grupo possui três usinas em operação no Brasil – duas em Goiás e uma em São Paulo

Não foi por falta de aviso. Em janeiro deste ano, a S&P Global Ratings rebaixou a nota da USJ Açúcar e Álcool de CCC para CCC-, com perspectiva negativa. Na ocasião, o relatório da agência de classificação de risco apontava que uma possível renegociação das dívidas deixaria a sucroenergética dependente de fatores externos favoráveis, o que poderia levar a um novo rebaixamento.

Agora, dois meses depois, a nota da USJ caiu de CCC- para CC, ainda com perspectiva negativa. Isso indica que há a possibilidade de a companhia ser rebaixada novamente em uma próxima avaliação. O motivo dessa redução – e da chance de mais uma acontecer em breve – está justamente na renegociação das dívidas da companhia.

Segundo a S&P, na última segunda-feira (25), a USJ anunciou uma proposta de oferta de troca com seus credores, referente a notas com vencimento em 2019 e 2021. Para a agência, contudo, a oferta de troca da USJ é de alto risco, pois a empresa não seria capaz de pagar pontualmente os juros, o principal da dívida e suas outras obrigações.