Home Artigo

Em defesa do Teletrabalho

Por Célio Franco

15

Ainda na qualidade de suplente – como o 2° mais votado para representante dos empregados – ao Conselho de Administração da Petrobras, tomei a liberdade de enviar um e-mail direto à atual Presidente em 09JAN, reforçando a preocupação com o elevado stress causado pelas mudanças impostas ao Home Office, que está afetando a vida de milhares de colegas logo no início de um novo ano. Isso quando o novo Código de Ética, recém lançado, assevera ser um dos seus pilares o cuidado das pessoas e a atenção à Pegada de Carbono…

O Teletrabalho ajuda e muito a reduzir a emissão de gases deletérios, que afeta todo o planeta, mormente as grandes cidades, conforme o moderno conceito de Smart Cities … isso além de proporcionar mais felicidade aos trabalhadores, que mudaram seu estilo de vida durante esses vários anos, e de ter sustentado a empresa durante a grande pandemia, produzindo modernos e excelentes resultados, conforme está patente nos balanços financeiros apresentados.

Entendo, como defensor há décadas do Teletrabalho, que o corpo gerencial de qualquer empresa deve ser treinado a conduzir equipes por resultados e não por controles de presença, como eu próprio tenho feito, conduzindo projetos com grande eficácia durante os últimos 18 anos, com equipes multi-disciplinares espalhadas geograficamente pelo Brasil e pelas unidades internacionais.

Ou seja, o Teletrabalho ou Home Office deve ser incentivado e expandido e nunca reduzido por ingerências políticas e/ou interesses imobiliários dos grandes condomínios empresariais.

Finalizando, disse contar com o bom senso da Presidente para resolver rapidamente esse enorme stress causado, sem que seja necessário o confronto com os  sindicatos que defendem a categoria petroleira. Aguardamos com expectativa o resultado das reuniões marcadas para as próximas semanas, após os enormes protestos que ocorreram por todo o país.

*Celio Franco, engenheiro de Projetos de Telecomunicações, pós graduado na Escola Politécnica – USP, membro do PDT Araraquara e colabora com o RCIA.

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR