Home Artigo

Mais braços atendidos para atender mais pessoas

Por Maria Emília Souza Taddei

28

Sempre que posso, gosto de falar sobre o nosso grupo, porque as mulheres que participam dele vêm tecendo uma rede de apoio entre si. Cada vez que uma apresenta uma dúvida ou faz uma solicitação, sempre tem outra ou várias, que imediatamente disponibilizam informações sobre o assunto levantado, ou fazem sugestões sobre possíveis soluções para a situação apresentada.

Gente, essa rede de comunicação, significa criar relacionamentos do bem, o que é vital para o bom andamento de qualquer atividade e muito difícil de ser formada entre mulheres que são do agro, porque nós ainda somos minoria nesse universo que, sempre existiu, mas que não oferecia espaço para nós.

Agora, depois de muito trabalho duro e conquistas, iniciadas lá atrás, pelas pioneiras no agro, nós estamos marcando pontos e posições muito importantes nessa nova empreitada de mulheres à frente de suas propriedades rurais ou atuando de alguma forma no Agro.

É através da união, quando muitos se juntam a um, em torno de um objetivo comum, que as ações se concretizam. Individualmente somos vulneráveis, frágeis, mas unidos ficamos fortes.

Nesse momento difícil, de pandemia, onde o medo e a desesperança se estabelecem entre tantos, mais do que nunca é importantíssimo estarmos juntos, para superarmos as inúmeras dificuldades que surgem.

Assim as Mulheres do Agro Araraquara estão unindo sua força de trabalho ao Sindicato Rural de Araraquara na Campanha desenvolvida pelo Sistema FAESP/SENAR – Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, do qual o Sindicato faz parte, em parceria com o SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para arrecadarem alimentos que serão comprados diretamente de produtores rurais, que estão com dificuldades de escoarem seus produtos e esses alimentos, assim adquiridos, farão parte de cestas básicas para serem distribuídas aqueles que necessitam.

Além disso, os instrutores do SENAR neste período realizarão campanhas auxiliares, com foco em alimentação saudável, contra o desperdício de alimentos e reaproveitamento de alimentos.

Essa é a rede que eu falei, pessoas que se mobilizam e estão prontas a ajudar o outro quando ele precisa, usando todos os meios que estão ao seu alcance para concretizar as ações necessárias e atender com muitos braços estendidos o maior número possível de pessoas que estão vulneráveis naquele momento.

Essa é a missão do nosso grupo como mulheres do agro!

“Disponibilizarmos nosso jeito próprio de ser, nossa capacidade de trabalho, conhecimentos e contatos, para que mais mulheres se realizem no Agro.”

*Maria Emília Souza Taddei, é empresária do agronegócio, associada do Sindicato Rural e integrante do Grupo Mulheres do Agro Araraquara

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR