Parabéns, Meire!!!
Nos próximos dias, Meire Laurindo assume a Prefeitura de Araraquara por motivo de afastamento do prefeito.
Pela primeira vez na história, uma mulher assume essa posição na cidade! Ela é servidora pública assumindo vários e diferentes cargos e responsabilidades na gestão municipal, uma batalhadora!!!
Sendo mulher e negra imagino os desafios que já enfrentou e enfrenta por participar da política local.
A jornada das mulheres na política, seja lá qual for a porta de entrada escolhida, é sempre um desafio!
Os líderes políticos têm muita dificuldade em reconhecer a liderança feminina e fecham os espaços, reduzem oportunidades, dificultam a participação. Mas os eleitores, cada vez mais, acreditam ser importante a presença das mulheres na política — eis o paradoxo.
Até quando os líderes políticos manterão uma narrativa moderna e atitudes retrógradas, não sabemos.
As mulheres organizadas e a sociedade, por sua vez, pressionam por mudanças e estão atentas.
Em publicação recente, Felipe Neri, no livro O Brasil no Espelho, conclui que os brasileiros tendem a declarar apoio à igualdade entre homens e mulheres quando se trata de direitos, respeito e acesso à educação.
Contudo, quando as questões envolvem papéis concretos — trabalho, liderança e família — emergem valores tradicionais.
A sustentação de posturas e pensamentos limitadores quanto à participação política das mulheres tem se constituído em verdadeiros obstáculos impostos às mulheres.
Sendo assim, precisamos registrar sempre nossas vitórias e conquistas, pois são aberturas de fendas em rochas sedimentadas em nossa sociedade.
Portanto, registremos o fato: Meire é prefeita de Araraquara! Rendamos nossas saudações e vamos juntas desenhando a ruptura dos pensamentos limitantes de nossa história!!!
*Edna Martins é Socióloga, Doutora em Linguística pela UNESP, Presidente do PSDB/Mulher-SP e, colabora com o RCIA.
**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR