O que não me parece natural e nada normal, é a enxurrada de informações desalentadoras, sobre as nossas praças esportivas. Um dia tivemos orgulho da construção do Gigantão. Hoje apesar de reformado, modernizado, o ginásio aparece com destaque em noticiário que não é propriamente esportivo, envolto em questões de segurança, típica notícia de polícia.
É comum nos deparamos no Portal, com fotos das praças esportivas nos bairros, deterioradas, abandonadas. São campos de futebol “assaltados” pelos próprios moradores que levam o que podem, de torneiras até vasos sanitários numa falta de cidadania incrível. E por seu lado o município contribui para o cáos, porque as praças não têm guardas e o que é pior, não têm competição. Não adianta construir áreas de lazer, campos, quadras, etc. se não houver a organização e realização permanente de competições nesses locais. Sem calendário de jogos, não há frequentadores e daí para o abandono e destruição, o passo é pequeno. Olhem o estádio do Botânico, “trocado” pelo velho “Siqueira Campos” de memoráveis feitos em pleno centro da cidade. Hoje o Botânico é mais lembrado por ocorrências policiais do que pelo esporte. Quase esquecido, com gramado de péssima qualidade, é exemplo de dinheiro público jogado fora!
Êsse infelizmente, é o cenário atual e para piorar, basta relembrar as praças esportivas vendidas pelo município, como o campo do Estrela e outros que estão indo para o mesmo caminho, como o estádio Rubens Cruz. Por enquanto restam o Ginásio da Pista, com uma reforma quebra-galho e a pista de atletismo “Armando Garlipp” quase em estado de abandono.É uma lástima o que estão fazendo com nosso patrimônio esportivo. Até quando o esporte da cidade vai ser destaque no noticiário político e policial? Repito que estou cansado de tudo isso e você?
Adilson João Tellaroli – bola branca
**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR