Todavia, uma coisa é certa: a Petrobras descobre o petróleo em alto mar, até mais de 300km da costa e numa lâmina d’água que chega a 7.000m, monta um sistema de produção caríssimo, extrai o petróleo, traz via dutos ou navios até a costa, daí até as refinarias (um patrimônio caríssimo que nunca poderia ser vendido, mormente doado), onde refina o petróleo produzindo os derivados, entre os quais a gasolina. Depois transporta esses derivados até a distribuidora e com todo o seu lucro vende a gasolina (JUL2021) a menos de R$2,00 (34%) em média.
A partir daí, impostos cumulativos da ordem de 39,1% e mais o etanol (17,1%), mais uma margem de distribuição e revenda (9,8%) fazem o litro da gasolina chegar ao consumidor brasileiro em média (JUL21) a R$5,82.
Com certeza, algo de muito errado ocorre neste Brasil, mas a cada centavo de aumento nos combustíveis, milhões ao dia são carreados aos cofres públicos estaduais e federal. Enfim os governos não se importam em nada com qualquer aumento e nós, o povo, pagamos essa absurda conta.
*Celio Franco, engenheiro de Projetos de Telecomunicações, pós graduado na Escola Politécnica – USP
**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR