Início Artigo

Quem pode manda e quem tem juízo obedece

Por Gabriel Paiva

209

A liderança do passado se baseava no cargo, na hierarquia, se baseava no poder. Baseava-se no “quem pode manda e quem tem juízo obedece”.

Atualmente, a liderança tem sido um dos grandes desafios nas empresas, seja pequena, média ou grande, pois são os líderes que fazem as coisas acontecerem ou impedem que elas aconteçam.

Não podemos esquecer que nós empresários, empreendedores e gestores também somos líderes.

Acredito que todas as pessoas já nascem com algo de liderança, porém existem diversas habilidades que precisam se desenvolver para ser um líder de alto desempenho, desde que esteja disposto a aprender e evoluir como ser humano, pois as empresas nascem e se desenvolvem em função de suas lideranças.

Gosto muito da frase de Bill Hybels: “Quando um líder para de aprender, ele deve também parar de liderar”.

O aprendizado constante e a melhoria contínua são essenciais para você ser um líder eficaz, um líder de resultados.

O sucesso de uma empresa depende do desempenho de seus colaboradores e, portanto, da eficiência da gestão de pessoas e equipes. Por isso, exercer bem a liderança e formar líderes de alta performance é fundamental para que seu empreendimento se mantenha no mercado e consiga crescer.

Hoje, na era da tecnologia, nesse novo mundo que vivemos, o preparo e autoconhecimento do líder são extremamente importante para alcançar os objetivos e as metas determinadas para empresa.

Você realmente precisa estar preparado para levar sua empresa mais longe!!!

O papel do líder se define na sua capacidade de impactar os outros e abrange os recursos e fortalezas de todas as pessoas com quem trabalha, empoderando e conduzindo para atingirem altos níveis de desempenho.

A velha escola de liderança pregava que o líder tinha que ter as respostas, como se fosse o único capaz de enfrentar perguntas desafiantes.

O novo modelo de liderança enxerga que o papel primordial do líder implica em provocar conversas que extraiam o melhor do seu time, direcionando o diálogo para um desfecho positivo, que leve, em essência, ao aprendizado e ao crescimento.

CONDUZIR CONVERSAS PODEROSAS É A NOVA FORMA DE LIDERAR

O “quem pode manda e quem tem juízo obedece” faz parte da liderança do passado e não tem mais espaço no mundo moderno.

*Gabriel Paiva é empresário e coach executivo

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR