Início Artigos

Ouro no horizonte após os Jogos Pan Americanos em Lima

Por Adilson João Tellaroli

309

As conquistas do Brasil nos Jogos Pan Americanos, começam a repercutir melhor, agora que surgem os detalhes. A atuação mais objetiva do Comitê Olímpico do Brasil, na preparação dos atletas e direcionamento de verbas, trouxe resultados antes do esperado. Se alguém argumentar que o nível técnico dos Jogos deixou um pouco a desejar, o Brasil pode dizer que fez a sua parte.

Longe das falcatruas que já prenderam presidentes, os atletas brasileiros, na sua maioria, se superaram. Se algumas modalidades, consideradas favoritas, não chegaram ao ouro, devemos ponderar que estão naquele estágio de renovação e é natural que nem todos os resultados sejam os desejados.

Mais que o segundo lugar na competição, devemos ressaltar o record de medalhas, um crescimento de 21% em relação a Toronto. O aumento de ouros foi ainda maior, 39%. Adelegação,ainda que com menor número de atletas, levou 48% deles ao pódio. O número de modalidades que foram ao pódio, também aumentou em relação aos jogos anteriores, subiu 32%.

As ações do COB blindaram os atletas e aumentaram, o potencial dos resultados, Espera-se que não haja interferência para as próximas Olimpíadas, afim de que tenhamos melhora ainda maior. O potencial do atleta brasileiro, mais uma vezfoi posto à prova e correspondeu. Imaginem se as verbas fossem semprebem direcionadas, sem interferência política, sem desvios e com incentivo apropriado.

Essa mudança de política, deve ganhar aprimoramento também nos municípios, que são o começo de tudo. Aqui mesmo em Araraquara, já tivemos momentos brilhantes no esporte. Momentos de baixa não são apenas questão de verba ou patrocínio, mas também de visão!

Se todos dizem que o esporte é o principal canal para tirar os jovens das drogas e de outros desvios negativos, com direcionamento correto o Brasil pode se transformar numa potência mundial. Falta pouco! Desde que não atrapalhem, é Ouro no horizonte!

Adilson JoãoTellaroli – “bola branca”