Home Cidade

A arte das bolinhas de gude em luminárias

Artista araraquarense já tem dezenas de peças prontas, mas ainda não conseguiu o cartão de artesão para participar das feiras

328
Algumas luminárias passam dos três metros de altura

O araraquarense aposentado da construção civil José Carlos Padovani de 68 anos, atualmente morando em Américo Brasiliense, há quatro faz luminárias com bolinhas de gude e canos de PVC.

José Carlos conta que estava na casa de uma amiga, quando viu o trabalho que ela fazia com bolinhas de gude e canos de PVC, lembrou que tinha uma coleção de bolinhas da sua infância e resolveu testar suas habilidades como artesão.

 

Depois de pronta a primeira luminária, ele resolveu dar largada para a construção de outras. O artesão construiu uma luminária para a comemoração dos 200 anos de Araraquara, mas não conseguiu entregar, pois segundo ele a Casa da Cultura não se interessou em deixar a obra exposta. Conta também que já tentou tirar um cartão de artesão, mas não lhe foi concedido.

Padovani diz que existem luminárias que demoram em torno de seis meses para ficarem prontas, outras ainda depois de terminadas, ele não gosta e refaz a obra.

O artista faz ainda pintura em cerâmica e vasos em tecido, além de desenhos em cerâmica.

Ele gostaria de participar das feiras de exposição que acontecem na cidade para que possa mostrar o trabalho que desenvolve, mas ainda não conseguiu permissão como artesão.

Quem se interessar pelas obras de Padovani, pode entrar em contato com o artista através do celular (16) 98188.2747