A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), que fiscaliza e regula os serviços prestados pelo Daae, vistoriou durante toda a terça-feira (19), por meio da Analista de Fiscalização e Regulação, Ludimila Turetta, as obras em andamento e os investimentos realizados pelo Daae nos últimos anos.
No período da manhã, o engenheiro Bruno Bernardoni (Unidade de Fiscalização), acompanhou a analista da ARES nas vistorias ao Centro de Produção e Reservação do São Rafael (região norte), à nova Central de Atendimento ao Usuário do Daae, à recuperação estrutural do prédio da Estação de Tratamento de Água da Fonte, ao poço Pinheiros (região leste) e poço Iguatemi (região sul), recentemente perfurados pela autarquia.
No período da tarde, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, esteve com a analista na represa de captação superficial do Ribeirão das Cruzes, onde foram vistoriadas as obras de desassoreamento e execução da bacia de retenção de resíduos.
“Essa represa representa 25% do abastecimento do município e mesmo em obra e enfrentando um período de estiagem severo, conseguimos manter o abastecimento em todo o município sem necessidade de racionamento”, lembrou Simioni.
A represa de captação Águas do Paiol, que também passou por recente obra de desassoreamento, foi o último local vistoriado pela agência. Na próxima visita, os analistas irão verificar o consumo e o aumento dos custos do Daae com seus principais insumos (energia elétrica, produtos químicos e combustível), que pressionaram, consideravelmente, as despesas de custeio da autarquia no último ano.
Essas vistorias fazem parte da rotina de fiscalização da ARES, com o objetivo de garantir a eficiência da prestação de serviços em todos os municípios associados.
A agenda de vistorias foi acompanhada ainda pelos diretores José Braz Scognamiglio (Planejamento) e Simone Oliveira (Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais), pelos gerentes José Roberto Meciano Jr. (Engenharia), Artur Osório (Proteção de Recursos Hídricos e Mananciais) e Welington Santos (Controladoria), pelo coordenador Leonardo Ciomini (Unidade de Planejamento, Recuperação e Conservação) e pelo Secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla.