Home Cidade

Américo Brasiliense tem confirmada a primeira morte causada pela dengue neste ano: homem de 63 anos

A informação foi confirmada nesta quinta e o setor de zoonoses amplia o raio de combate visando a disseminação do mosquito Aedes aegypti, causada por meio de vários fatores, incluindo mudanças climáticas.

164
Américo amplia ações no combate ao mosquito transmissor da dengue

O município de Américo Brasiliense, distante de Araraquara, apenas 10 Km, anunciou neste dia 27, quinta-feira, a primeira morte por dengue em 2025, em meio a 604 casos da doença desde janeiro. O fato chamou a atenção das autoridades da Saúde para ampliação dos cuidados e medidas de combate ao mosquito transmissor da doença.

A vítima é um homem com 63 anos que foi internado no Pronto-Socorro da cidade no dia 08 de março e que veio a óbito no dia 16; o material foi encaminhado para análises clínicas e a suspeita foi confirmada, ocasionada então pelo mosquito transmissor da doença.

O chefe do setor de zoonoses no município Ronaldo Franco, comentou nesta quinta-feira que o objetivo neste momento é de busca por pacientes suspeitos e que as medidas de combate serão ampliadas na região onde o idoso residia. Um segundo passo, disse ele, será a aplicação de inseticida para minimizar os riscos de disseminação.

O especialista chegou a comentar sobre as causas dessa evolução do aedes e uma delas seria o período quente que vivemos no final do verão, entremeado por chuvas esparsas contribuindo com o aumento de casos e riscos.