Home Cidade

Aprendizes são certificados com cursos profissionalizantes para o trabalho

Projeto social Livres para Voar na periferia da região norte de Araraquara certifica primeiras turmas de jovens aprendizes em cursos gratuitos

161

Comumente, a maioria das famílias das periferias são reféns de auxílios e benefícios sócio-assistenciais, que não lhes permite plena autonomia para viver com dignidade. O projeto social Livres para Voar atua na periferia da região norte de Araraquara, no bairro Selmi Dei e adjacências, desenvolvido por empresários e instrutores voluntários dedicados para a capacitação gratuita com diversos cursos livres profissionalizantes oferecidos para adolescentes e jovens aprendizes, como alternativa às questões de vulnerabilidade social e risco eminente, apresentando à sociedade uma possibilidade para promoção de cidadania, com opção pelo trabalho, que gera empregos e renda.

O projeto também oferece atividades desportivas para todas as idades. Os recursos para manutenção do projeto são oriundos de campanhas de sensibilização com doações pela comunidade, comércio e empresas locais.

As primeiras turmas dos cursos livres profissionalizantes, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Barbeiro, Elétrica e Mecânica de Autos e Mecânica de Motos, Soldador e Pintor, Tatuador e Manutenção de Celulares, receberam em 22 de fevereiro de 2020, certificados de aproveitamento, válidos em território nacional com base legal no decreto presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, e estão aptos para o exercício de suas funções.

“A nossa principal intenção é evitar que esses jovens sigam um caminho errado na vida, como muitos que vemos todos os dias, infelizmente. Aqui todos têm oportunidade de aprender uma profissão que poderá dar a oportunidade de conseguir um emprego ou, até mesmo, de montar seu próprio negócio. E os cursos são levados a sério por todos os envolvidos, por isso, muitas vezes, o instrutor repete uma explicação várias vezes até que todos tenham entendido.

Daqui ninguém vai sair sem saber o que foi ensinado. O legal é ver os aprendizes muito interessados nas aulas, prestando atenção nas explicações, dificilmente alguém falta. Além disso, temos uma pedagoga que auxilia nas dificuldades de aprendizado dos alunos, ela conversa bastante com eles sobre vários assuntos. Isso ajuda muito as meninas e os meninos”, comemora, o presidente da Associação Amigos do Bairro Residencial Laura Molina e Adjacências, Isac Jardim.

Empresas que dispuserem vagas para contratação de pessoal poderão entrar em contato com o projeto Livres para Voar, pelos telefones e whatsaap, (16) 99634-6497, 99770-8449, como também, para apoio colaborativo institucional para formação de novas turmas em fila de espera para novos cursos que se iniciam em março.