Home Cidade

Araraquara atinge índice de lockdown e pacientes intubados entram na fila por leitos

Prefeito Edinho não descarta fechamento total da cidade nos próximos dias

332
O prefeito Edinho Silva foi chamada a depor na CPI do RN como testemunha

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (8), o prefeito Edinho Silva alertou que Araraquara alcançou pela primeira vez o índice de lockdown, com 21,13% dos testes positivados para o coronavírus. Caso essa porcentagem se mantenha em 20% durante três dias consecutivos ou cinco dias alternados, será decretado um novo lockdown no município.

Dos 563 testes realizados no município nas últimas 24 horas, 119 deram positivo para o coronavírus. Em relação aos sintomáticos,  foram 406 exames, com 115 casos confirmados, chegando a 28,32%, próximo do índice de lockdown, que é de 30%, valendo a mesma regra de três dias consecutivos ou cinco dias alternados para o fechamento das atividades econômicas.

Também registrou-se nesta terça-feira (8), pela primeira vez em 90 dias, pacientes à espera de leitos para internação. Segundo o chefe do Executivo, há inclusive duas pessoas intubadas na UPA aguardando leitos. Os casos de covid-19 voltam a subir em Araraquara e, temendo o estrangulamento da Saúde local, Edinho não descarta fechamento total da cidade nos próximos dias.

O prefeito ressaltou a importância do uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. “São medidas simples. Nós podemos evitar um novo lockdown”, enfatizou.