Neste dia 20 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Chef e a história nos remete a vários momentos desses profissionais.
O ofício de cozinheiro, não se sabe exatamente quando surgiu, mas relatos de suntuosos banquetes na corte da Mesopotâmia revelam que foi por volta de 3000 a.C.. É uma profissão antiquíssima que mostra que a comida sempre foi muito importante nas relações sociais e de poder.
Um dos mais renomados Chefs, o francês Paul Bocuse disse que na profissão era “preciso ser um pouco exibicionista” e que deveria envolver sentimento. 20 de Outubro é para refletir sobre a importância de vestir o dólmã.
Destaque para quatro Chefs do interior paulista: Chef Regis Nascimento (Moons Food Novotel) Lençóis Paulista e, de Araraquara, Chef Everaldo Molina (Quintal do Chef Molina), Chef Paulo Gennari (Charcutaria Artesanal) e Chef Beto Arruda (Uniara Qualifica), através deles cumprimentamos todos os Chefs do mundo.
Colocar a mão na massa, assinar um cardápio e liderar uma equipe faz parte do dia a dia desses profissionais. Chef Paul Bocuse costumava dizer que não se consegue ir a canto algum sozinho.
As mulheres começaram a ter destaque na cozinha profissional, através da Chef francesa Marie-Antoine Carême, primeira a ganhar reconhecimento, por trabalhar para a realeza e aristocratas no início do século XIX.
Afinal, valorizar esses profissionais, é uma honra, pois trazer à mesa,sabores, cores e harmonizar/combinações de ingredientes, é pura “ARTE”.
DE MANEIRA CONJUNTA VEJA O QUE OS CHEFFS FAZEM