Home Cidade

Araraquara e região unem forças no enfrentamento ao coronavírus

Em reunião online entre Edinho, prefeitos da região e representantes do Governo do Estado, foram abordados a assistência médica aos pacientes e o planejamento da retomada da economia

124

As ações de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da pandemia da Covid-19, e o planejamento para a futura retomada da economia foram abordados nesta sexta-feira (15) em uma reunião por videoconferência entre prefeitos da nossa região, o secretário-executivo de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, e a diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins.

Como integrante do Conselho Municipalista criado pelo Governo do Estado, o prefeito Edinho apresentou aos outros prefeitos da região os detalhes do Plano São Paulo, que será utilizado como planejamento para a retomada gradual dos setores econômicos em cada região do estado.

“Essa postura do conselho será sempre norteada pela saúde, ou seja, pela evolução no número de casos da Covid-19 e pela disponibilidade de leitos de UTI em cada cidade e região. A doença ainda cresce pelo interior de São Paulo e é fundamental reduzir essa curva de contágio”, afirmou Edinho.

Mas isso não exclui a necessidade de a reabertura da economia ser planejada, diz Edinho. “É necessário estarmos preparados para a retomada, diagnosticando os setores mais fragilizados economicamente e estabelecendo protocolos de saúde para aquelas atividades que propiciam maior aglomeração de pessoas. O retorno precisa ser seguro para a população”, declarou.

O prefeito de Araraquara ainda ressaltou que o isolamento social é fundamental para frear a transmissão da Covid-19. Segundo os dados do governo estadual, com isolamento em torno de 40%, uma pessoa contaminada pode passar o vírus para outras três. Com 55%, isso cai para 1,16, reduzindo a curva e aliviando a pressão sobre o sistema de saúde.

União
Durante as falas dos prefeitos da região, ficou definido que os municípios com maior número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), como Araraquara, São Carlos, Américo Brasiliense, Matão, entre outras, estarão à disposição das cidades menores para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus, caso suas estruturas de saúde venham a ter dificuldades.

Os prefeitos demonstraram união para a superação deste momento de crise sanitária e econômica. Novas reuniões serão agendadas nos próximos dias para que o diálogo entre prefeitos e Governo do Estado continue sendo frequente e seja apresentada a realidade de cada um dos municípios em relação à pandemia.

Estiveram com o prefeito Edinho na reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, e a secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná.