A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informou que nos primeiros sete dias de março foram realizadas em Araraquara 850 ações de fiscalização de cumprimento do decreto municipal que endureceu as regras de isolamento social em Araraquara, resultando em 51 multas. Na lista dos autuados estão restaurantes, comércio, escolas, academias, bancos e igrejas.
Foram fiscalizados de 1º a 7 de março 470 estabelecimentos comerciais, 140 estabelecimentos do setor de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, 66 estabelecimentos como shoppings, lojas âncoras, Mercado Municipal, atacadistas, varejistas e supermercados de grande porte, um pesque-pague, três academias, seis lojas de construção civil, uma escola, 104 bancos, duas lotéricas/órgãos públicos, sete áreas de lazer (chácaras/campo de futebol), 33 residências (entre casas, imóveis em condomínios e repúblicas), 13 praças e áreas públicas e quatro igrejas.
Nas ações foram adotados os seguintes procedimentos: 796 averiguações, duas notificações de orientação/pessoa jurídica, 34 autos de constatação, 18 boletins de ocorrência e 51 autos de infração (multas).
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública reforça que a força-tarefa que realiza a diariamente a fiscalização envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.
O decreto municipal se ajusta às regras da Fase Vermelha, determinadas pelo Governo Estadual para o controle de transmissão da covid-19 em todos os municípios do Estado.