O governador João Dória (PSDB), atualizou as informações sobre a pandemia da covid-19 no Estado de São Paulo, em coletiva realizada nesta sexta-feira (29).
A Divisão Regional de Saúde (DRS) de Araraquara se mantém na fase laranja do Plano São Paulo, com 63,2% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI), destinadas aos pacientes com covid-19. De acordo com o plano, acima dos 75%, o município é reclassificado para a fase vermelha.
A região de Ribeirão Preto foi rebaixada à fase vermelha do Plano, a ocupação de leitos de UTI, de 82%, foi o índice o responsável pelo endurecimento da quarentena.
Essa piora dos indicadores obrigou o Governo João Doria a realizar uma reclassificação extraordinária do Plano SP. O anúncio foi feito em coletiva, nesta sexta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes.
Nos municípios abrangidos pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha valem durante todos os dias. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%
As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.
Vale ressaltar que em Araraquara a fase laranja vale de segunda a sexta até as 20 horas. Após as 20h e aos finais de semana vale a fase vermelha para todo o Estado.