Home Cidade

Araraquarenses estariam envolvidos no caso da “rinha de cães” em Mairiporã

Dos 41 presos por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar, um supostamente é morador do Parque das Laranjeiras e outro teria se mudado para Jaú

2797
Os cães foram encontrados em estado lastimável pela Polícia

A suposta participação de araraquarenses no caso que chocou o país devido aos maus tratos dos cães da raça pitbull, caiu como uma bomba na Proteção Animal da cidade.

Apurações dão conta que Kleberson José Fernandes, que era proprietário de um canil em Araraquara, mudou-se para Jaú tempos atrás, foi preso na rinha de cães em operação realizada pela Polícia do Paraná.

Outro suposto envolvido seria Alexandre do Carmo Francisco, morador do Parque das Laranjeiras, e segundo o apurado seria funcionário da Cutrale, atuando no setor de Segurança da empresa.

(foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação)

Embora 40 dos 41 presos tenham sido liberados pela Justiça, após audiência de custódia, na segunda-feira (16), cada cidade a qual pertence os envolvidos farão representações em seus respectivos Ministérios Públicos, além de manifestações de repúdio. Em Araraquara o pedido de justiça e prisão dos envolvidos acontecerá neste sábado (21), na Praça Santa Cruz – Centro a partir das 14h com término previsto para 16h30.

Carolina Mattos Galvão, presidente da Comissão Animal da OAB de Araraquara, já entrou com representação pedindo para que o MP local verifique em que condições vivem os animais que estão sob guarda de Alexandre, conforme apurado pela reportagem ele teria em sua residência dois cães da rça Pitbull.

Pelas redes sociais munícipes pedem justiça e acreditam que Alexandre deve permanecer preso diante dos maus tratos da rinha a qual ele participava quando foi detido. Vizinhos e conhecidos do acusado se assustaram diante do possível envolvimento de Alexandre em atos de maus tratos.

O Portal RCIA, não conseguiu contato com Alexandre ou com quem o representa.

O peruano preso na ação foi o único a ter prisão transformada em preventiva porque o juiz André Luiz da Silva da Cunha, entendeu que ele é um dos organizadores do evento e que, em liberdade, poderia atrapalhar as investigações, especialmente em relação às diligências necessárias à identificação dos demais organizadores.

Já os demais presos tiveram liberdade em troca de medidas cautelares. Os outros estrangeiros presos na ação estão proibidos de deixar o país e só serão soltos após pagamento de fiança. Todos eles irão responder por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar.

ENTENDA O CASO

A Polícia Civil do Paraná resgatou, em São Paulo, no município de Mairiporã, 19 cães que participavam de uma “rinha”. Os animais, da raça Pitbull, eram incentivados a lutar entre si e foram encontrados com diversos ferimentos. Entre os envolvidos na luta entre cães estão veterinários, médicos, um policial militar e cinco estrangeiros.

Quarenta e uma pessoas foram detidas, na noite de sábado (14/12), e levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Paulo. As investigações começaram em Curitiba e São José dos Pinhais com um treinador de Pitbulls. A “rinha” era combinada em um grupo no aplicativo de WhatsApp.

De acordo com os agentes, um dos cachorros não sobreviveu em uma das lutas e foi servido como churrasco para os participantes.

Os detidos deitados no chão logo após a chegada dos policias (foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação)

Nome dos envolvidos que foram presos

Renato Henrique Gambirasi, Michel Rodrigues Salles, Marcos da Silva Lima, Marcos Antônio Fischer, Brayhan Luís Canavag Escobar, João Vitor Monteiro Ribeiro, Vinicius de Oliveira Albuquerque, Pedro Moita Bitencourt Bandeira, Dion Lopes da Rocha, Fabrício da Fonseca Bastos, Leonidas Bueno Fernandes Filhos, André Luis Sotero Vital, Pablo Sepulvida Buarque Franco Netto, Hamilton Rufus Rukhan, Klebson José Fernandes, Alexandre do Carmo Francisco, Helio Batista Fernandes de Moura, Bruno Ribeiro Rodrigues, Camilo Narcizo Alvarenga, Rodrigo Weber, Renan Leiva Fernandes, Leandro Pereira Pimentel, Alex Martins Neves, Francisco Rodrigo Coimbra, Riceli Rocha a Silva, Edivan Farias de Albuquerque Filho, Domingos Caetano Pereira Pimentel, Emanuel dos Santos Moreira, Rayan Marques Fernandes, Marlon Gleison Ferreira, Fabio Nogueira, Sérgio Cuauhtemoc Martinez Lara, Jorge Pina Loredo, Sérgio Gerson Pulles Castillo, Leandro Fernandes Duarte, Gabriel Pereira Pimentel, Italo Silva Costa, Djoy Paxiuba Oliveira Lucena Rodrigues, Ronald Ferreira Vasconcelos, Bruno Souza Araújo de Oliveira e Gustavo da Silva Segismundo.