Araraquara tem em suas vias, árvores muito antigas e algumas delas infestadas de cupim, que necessitam de tratamento, e outras ainda suprimidas.
Em muitos pontos da cidade, árvores vêm sendo cortadas pelo poder público, deixando nas calçadas suas raízes, indicando assim, que não será feito o replantio.
Segundo um funcionário de uma terceirizada, que presta serviço para a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), mudas que foram replantadas, em sua maioria secaram e os proprietários acabaram arrancando, sendo assim, onde havia velha sombra doente, hoje não há nada.
O portal RCIA constatou duas dessas raízes na esquina da Rua Padre Duarte com a Avenida Professor Augusto Cesar, no Centro, onde foram cortadas na semana passada.
Outro ponto da cidade onde árvores caíram devido às chuvas no final do ano de 2016, fica localizado na Avenida Rômulo Lupo, no Jardim Universal, e estão no aguardo do replantio desde então. A via tem um canteiro central onde deveriam ser replantadas cerca de dez árvores, algumas secaram e outras ainda continuam com os tocos.
Questionada a prefeitura a respeito do replantio das árvores que estão sendo cortadas nas calçadas, não houve resposta. Em nota o Daae afirma que trabalha com diferentes equipes para retirada ( após vistoria e emissão de laudo), destocamento e replantio.Todas as árvores serão destocadas e será feita a análise para verificar a melhor espécie a ser replantada.