Nesta terça-feira (24), novamente o Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
Destacamos que a Prefeitura interrompeu o atendimento ao público por 15 dias, a partir deste dia 23 de março (segunda-feira) e, nesse período, o atendimento ao público está sendo feito online e pelo telefone.
Portanto, estão disponizados à população os telefones 156 da Ouvidoria Geral do Município e 153 da Guarda Municipal para dúvidas a respeito do decreto que reconhece no município o estado de calamidade pública.
O telefone 0800-771-7723 da Ouvidoria da Saúde segue em atendimento para casos de dúvidas sobre sintomas, prevenção e assistência ao Coronavírus. Os demais canais de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.
SAÚDE
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe continua em Araraquara e ganha mais um reforço nesta quarta-feira (25): o sistema de Drive-Thru. A medida vem ao encontro da recomendação de NÃO aglomeração.
Além dos 34 postos de saúde e o SESA, os idosos (prioridades nesta primeira etapa da campanha) têm também a opção de se dirigir ao NGA-3, no centro da cidade, das 08h às 12h, para serem imunizados sem precisar sair do carro. O acesso será feito pela Rua Padre Duarte (Rua 4), na esquina com a Avenida José Bonifácio, no Centro, das 8h às 12h.
REDE DE SOLIDARIEDADE
Com slogan “Solidariedade contagia mais que o vírus”, a Prefeitura lança a campanha da Rede de Solidariedade do Município que funcionará a partir desta quarta-feira (25) para responder às necessidades da população idosa, doentes crônicos e pessoas em situação de vulnerabilidade, durante a pandemia de Covid-19.
As pessoas que quiserem ajudar ou que estiverem precisando de ajuda ou as que quiserem fazer trabalhos voluntários ou doações de alimentos e itens de limpeza devem ligar para o telefone 0800 773 1145, das 8 às 18 horas, todos os dias, inclusive nos fins de semana.
ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS FUNERÁRIOS
As medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas o mais rápido possível
Em caso de mortes, recomendamos que ocorra processo acelerado de emissão do atestado de óbito, além de cuidado nas funerárias e velório sem aglomeração de pessoas.
Fica determinado, neste momento, que as Vigílias Fúnebres sejam realizadas em menor tempo possível (máximo de 3 horas) e que as salas de vigílias sejam mantidas com número máximo de 5 pessoas, respeitando a distancia de 2m e bem ventiladas.
O horário de funcionamento do velório municipal e das salas de Vigília Privadas do Município de Araraquara será das 7 h às 18h.
Determinamos o fechamento dos cemitérios à visitação publica e lavagem de sepulturas.
Não é permitida a realização de Vigílias Fúnebres em domicilio ou qualquer outro local que não possua a Licença de Funcionamento Sanitário, para a respectiva atividade.
Com relação ao tratamento pós-óbito de pessoas com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus, deverá ser observado às orientações do Ministério da Saúde e Resolução SS-32 de 20/03/2020 do Estado de São Paulo.
SUSPEITOS
Araraquara contabiliza 22 casos notificados até o momento, sendo que, destes, 5 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza), 2 negativos e 1 por critério clínico e nenhum confirmado. No momento, 17 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados.
O boletim de n° 08, emitido na segunda-feira (23) pelo Comitê apresentava: 21 casos notificados, sendo que, destes, 4 foram descartados (2 diagnosticados como Influeza) e nenhum confirmado. No momento, 16 casos estão sendo monitorados, aguardando resultados, e, destes, 7 estão internados.
Informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura.