Boletim confirma 27 casos de coronavírus em Araraquara

Sobre os últimos casos confirmados, 12 são profissionais da saúde que atuam e moram em Araraquara e Américo Brasiliense e que aguardavam resultados de exames da Unesp.

149

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, neste sábado (11), vem a público reforçar orientações e medidas de enfrentamento do Covid-19.

Com base em orientações de autoridades da área da Saúde que recomendam o isolamento social e para restringir a circulação e aglomeração de pessoas no município, está suspenso, a partir desta segunda-feira, o passe gratuito no transporte público para todos com mais de 65 anos.

Os idosos estão entre os mais vulneráveis do contágio do Coronavírus e, mesmo assim, muitos continuam circulando.

Com o mesmo objetivo, desde a última sexta-feira, a Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana e a Controladoria de Transportes de Araraquara (CAT) retomaram  o serviço de estacionamento rotativo nas ruas de Araraquara, a Área Azul.

ATENDIMENTO A SAÚDE

A partir desta segunda-feira (13), o polo estratégico de atendimento e triagem para casos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus, estruturado na UPA da Vila Xavier, estará atendendo 24 horas por dia.

A UPA da Vila Xavier, que fará a triagem dos pacientes que chegarem com sintomas de síndromes gripais, terá 9 leitos para os casos mais graves – 4 leitos de emergência com respiradores e 5 leitos de observação, classificados como laranjas e vermelhos.

Para completar a estrutura, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica em frente à UPA, cedeu seu espaço para abrigar 18 leitos de retaguarda para os casos mais leves.

O atendimento no polo da UPA da Vila Xavier será feito por profissionais da área da saúde que já fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura e também da Fungota.

Também está em andamento um processo seletivo emergencial que tem como objetivo contratar mais de 30 funcionários da saúde, somente para atuação neste polo da UPA da Vila Xavier. Estes profissionais deverão começar a trabalhar após o dia 21 de abril, após a finalização deste processo.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara contabiliza sábado, dia 11 de abril,  89 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 27 foram confirmados, 46 foram descartados e 16 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.

Dos 89 casos notificados, 59 pessoas foram internadas. Dessas, 39 já receberam alta e 13 permanecem internadas.

Foram notificados, até o momento, 7 óbitos suspeitos, sendo que 4 já foram descartados por exame, um foi positivado para Coronavírus  e outros 2  aguardam resultados de exame.

Sobre os últimos casos confirmados, 12 são profissionais da saúde que atuam e moram em Araraquara e Américo Brasiliense e que aguardavam resultados de exames da Unesp. E mais um se trata se um comunicante de um caso positivado.

Todos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde e se recuperam em casa, respondendo bem ao tratamento.

A Secretaria Municipal da Saude informou também que está intensificando a atenção aos profissionais da saúde que atuam nas UPAs e atuarão no Hospital de Campanha. Eles serão monitorados nas unidades e aquele que apresentar qualquer  sintoma gripal será encaminhado imediatamente para coleta de exame, será testado e ficará em casa até o resultado ser liberado pela Unesp, o que deverá ocorrer em 24 horas.

Todas as ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).