Início Cidade

Campanha coleta mais de 4 toneladas de resíduos eletroeletrônicos

Estão previstas para 2020 mais seis campanhas, nas regiões do Cecap, Santana, Vila Xavier, Selmi Dei, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno

51
Montante entregue ao importante movimento

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), em parceria com a Casa Cairbar Schutel e Prefeitura Municipal, realizou no sábado (11) a I Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2020, na Praça Pedro de Toledo, das 8h às 12h.

Foram coletados 4.170 toneladas de resíduos dos mais diversificados tipos (notebooks, tablets, impressoras, secadores de cabelo, celulares, pilhas, baterias, máquinas de lavar roupa, vitrolas, monitores, videogames, ventiladores, entre outros).

Os grandes televisores de tubo e os resíduos eletroeletrônicos pequenos como celulares, tablets, carregadores de celular, pilhas e baterias foram os itens mais arrecadados da campanha. Uma antiguidade foi destinada à coleta, uma vitrola, com toca disco e toca fitas, em perfeitas condições.

Com o avanço tecnológico, os materiais eletroeletrônicos tornaram-se obsoletos rapidamente e, consequentemente, transformaram-se em resíduos. Por isso, as campanhas são imprescindíveis para preservação dos recursos naturais pois, os elementos utilizados para fabricação dos eletrônicos, voltam como matéria prima à cadeia produtiva.

Superintendente do Daae, Donizete Simioni, agradece a doação do aparelho

Dos 141 participantes, 140 (99,03%) classificaram a campanha como ótima e um (01) participante (0,7%), classificou a campanha como boa. Segundo a Diretora de Gestão Ambiental do Daae, Kátia Castro de Matteo, estão previstas para 2020 mais seis campanhas distribuídas pelas seguintes regiões: Cecap, Santana, Vila Xavier, Selmi Dei, Assentamento Bela Vista do Chibarro e uma no Distrito de Bueno de Andrada.

Os técnicos do Daae aproveitaram a campanha para distribuírem materiais educativos e sensibilizarem os participantes sobre o combate ao Aedes aegypti e prevenir a dengue, a importância em utilizar corretamente os bolsões de entulho e como de evitar as queimadas urbanas. Foram distribuídos 146 folders de cada material educativo.

A Diretoria de Gestão Ambiental do Daae estima coletar, no ano de 2020, mais de dez toneladas de resíduos eletroeletrônicos. O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhou a arrecadação e parabenizou a todos pela dedicação e envolvimento na campanha.