A coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Grasiela Lima, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (7) e falou sobre a importância da programação especial da Prefeitura em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (8).
A programação, que dura todo o mês de março, leva o tema “Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação” (confira a lista ao fim do texto).
“Não é uma data comercial. É uma data política, que discute direitos e planeja para a sociedade o que as mulheres querem. O que conquistamos e o que a gente ainda almeja e quer conquistar”, explicou Grasiela.
A coordenadora lembrou que “ainda temos uma desigualdade muito grande [entre homens e mulheres] não só no Brasil, mas no mundo”. “A gente tem que enfrentar as violências todas, toda a violação de direitos. É seríssimo. É uma data que trata de cidadania, de direitos, e é uma data muito simbólica”, complementou.
E essa luta pelos direitos está diretamente ligada à democracia. “Só podemos lutar e garantir os nossos direitos em um estado democrático. É fundamental que a gente valorize a democracia. Todas as conquistas que temos na Constituição de 1988 são fundamentais”, disse.
Grasiela ainda destacou que Araraquara ocupa lugar de destaque nas políticas públicas para mulheres, pois está entre as 44 cidades do estado de São Paulo (que possui 645 municípios) que têm uma coordenadoria específica para formular ações para esse segmento. Destaca-se o Centro de Referência da Mulher e todos os outros serviços realizados de forma intersetorial, passando por diversas secretarias — como Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, entre outras.
Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a programação da Prefeitura tem sequência com a Feira de Direitos “Araraquara, Morada da Cidadania das Mulheres”, no Parque Infantil, das 9h às 12h, e com shows gratuitos no Cear, a partir das 19h, com Lilian Jardim e Maria Gadú.
AO VIVO
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
CONFIRA AS PRÓXIMAS ATIVIDADES DA PROGRAMAÇÃO:
08/03 – Feira de Direitos – Araraquara, Morada da Cidadania das Mulheres
Local: Parque Infantil
Horário: 9h às 12h
08/03 – Shows gratuitos no Dia Internacional de Luta das Mulheres: Lilian Jardim e Maria Gadú
Local: Cear (em frente ao Centro Internacional de Convenção)
Horário: 19h
10/03 – Plenária Temática das Mulheres – Orçamento Participativo
Local: Centro de Referência da Mulher
Horário: 19h
14/03 – Sarau em Homenagem a Marielle Franco e Maria Carolina de Jesus – Parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)
Local: Centro de Referência da Mulher
Horário: 19h
16/03 – Lançamento do e-book “Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e outras Violações de Direitos” (revisado e atualizado) – Parceria Escola do Legislativo
Local: Prefeitura Municipal
Horário: 10h
17/03 – Audiência Pública “Mulheres e Políticas sobre Drogas” – Articulação Mandato do Vereador Alcindo Sabino, Coordenadoria Executiva de Políticas Para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria de Mulheres do PT/Araraquara
Local: Câmara Municipal de Araraquara
Horário: 17h
25/03 – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min (Mãos femininas que tocam o tambor para Xangô) – Parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)
Local: Centro de Referência da Mulher
Horário: 15h
27/03 – Mesa-Redonda “Mulheres e Meninas na Ciência: construindo caminhos para a igualdade de gênero e étnico-racial na carreira científica”. Parceria UNESP/FCLAr. Convidada especial: Cristina Araripe Ferreira (Fiocruz)
Local: FCLAr/UNESP
Horário: 14h30
28/03 – 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” – Parceria Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares
Local: Centro de Referência da Mulher
Horário: 19h
30/03 – Lançamento do “Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas” – Parceria Maternidade Gota de Leite/Fungota
Local: Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular
Horário: 10h
30/03 – Lançamento do livro “Dez Irmãs de Shakespeare”, de Maria Dolores Aybar Ramirez (Org.)
Local: Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”
Horário: 19h
31/03 – Entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021) e Ana Maria Silva (homenageada 2023)
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h