Home Cidade

Cemitério São Bento terá cinco missas no Dia de Finados

Acesso ao cemitério São Bento se dará pela Rua Humaitá, dois portões, Avenida Espanha, dois portões, Avenida São Paulo e Rua Imaculada Conceição, um portão em cada

109
De acordo com boletim - 753 óbitos foram registrados em Araraquara desde o começo da pandemia

Com abertura dos seis portões às 6h, o Cemitério São Bento está pronto para a visitação no Dia de Finados, nesta quarta-feira, dia 2 de novembro. As tradicionais missas serão celebradas em frente a capela na rua da entrada principal às 7h, 9h30, 11h, 15h e 17h. O fechamento dos portões será às 18h30.

A limpeza e lavagem simples dos túmulos poderão ser realizadas até a próxima terça-feira (1º), véspera do feriado nacional. Esses serviços efetuados por pessoas contratadas pelos concessionários são permitidos aos sábados das 7h às 12h. E de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Após o Dia de Finados a lavagem dos túmulos retornará no dia 9 de novembro.

Os servidores da administração do São Bento e do Cemitérios dos Britos farão serviços internos no dia 2 de novembro e plantão para sepultamentos, portanto não haverá atendimento geral.

Também no Cemitério dos Britos haverá as tradicionais missas na Capela São Manoel, sendo três de manhã – 7h, 9h e 11h – e uma à tarde, às 16h30.

Expectativa

Segundo a coordenadora executiva de Serviços Públicos Renata Bratfisch há uma grande expectativa de público nos dois cemitérios municipais no dia de Finados e também neste final de semana.

“Por conta da pandemia, nós tivemos restrições de visitas e também nos sepultamentos nos dois últimos anos. Agora, com a diminuição gradativa da transmissão, há expectativa de um grande público nos cemitérios municipais, inclusive já neste fim de semana”, projeta a coordenadora.

O acesso ao cemitério São Bento se dará pela Rua Humaitá, dois portões, Avenida Espanha, dois portões, Avenida São Paulo e Rua Imaculada Conceição, um portão em cada.

E no Cemitério dos Britos a visitação será pelo portão principal ao lado da Avenida Antônio Honório Real, no Parque Residencial Vale do Sol.

Mais visitados

Localizado na quadra 1 B, na Rua 2, próximo ao antigo portão em frente à Avenida Portugal, o túmulo simples do escravizado Eduardo é um dos mais visitados no São Bento. Alforriado em 1886, por sua honradez e fidelidade, Eduardo recebe orações, flores e agradecimentos por graças alcançadas.

Próximo à capela central, na quadra 3 A, avenida 00, o túmulo do médico José de Freitas Madeira, que morreu precocemente aos 32 anos de idade, é repleto de placas de agradecimento aos que recorrem a ele em orações.

Nelsinho Santana, o menino de fé e perseverança, morto aos 9 anos, tem memorial na Avenida 2, Quadra 5 A, próximo ao portão da Rua Imaculada Conceição. Atualmente é “Servo de Deus” perante a igreja Católica e o próximo passo para sua beatificação é o reconhecimento de seus milagres. Seus despojos foram transladados para a Paróquia Bom Jesus em Ibitinga em 2011. (Fonte: Clarissa Grassi)

No Cemitério dos Britos, além de visitas aos túmulos de parentes e amigos, outros locais mais visitados são a Capela São Manoel, que tem no altar as imagens de Rosendo de Brito e Manuel de Brito, sobrinho e tio, e a sala dos milagres.

Serviços

Cemitério São Bento

Administração: Avenida Espanha, confluência com a Rua Humaitá (Centro)

Horário:  7h às 11h e das 13h às 17h

Cemitério dos Britos

Administração: Avenida Antônio Honório Real (Parque Residencial Vale do Sol)

Horário: 7h às 11h e 13h às 17h