Home Cidade

Com 16.740 casos confirmados de dengue, Vigilância diz que zerou ADL

Em julho, segundo a Vigilância, zerou a ADL em Araraquara; índice mede níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros

248
Todo esse esforço já resultou na retirada de 665 toneladas de inservíveis dos bairros de Araraquara

O arrastão contra a dengue realizado no último sábado (29), na região dos bairros Vila Vieira, Parque Gramado, Vila Joenville e Jardim Santa Clara, retirou 9.1 toneladas de material inservível dos quintais das residências e também nos terrenos baldios. A ação foi coordenada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, no período da manhã, e reunir cerca de 200 pessoas, divididas em 10 equipes. Durante a abordagem, os moradores também recebem orientações sobre os cuidados necessários para prevenir a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti. 

Além desse trabalho intensivo que vem sendo feito nas manhãs de sábado, os agentes continuam realizando diariamente os bloqueios casa a casa com aplicação de larvicida e nebulização.

Todo esse esforço já resultou na retirada de 665 toneladas de inservíveis dos bairros de Araraquara, somente de janeiro a junho.

Um trabalho intensivo que, justamente com as temperaturas mais amenas, vem mostrando resultado.

Na última sexta-feira (26), a Secretaria da Saúde divulgou que, em julho, o índice que avalia os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros foi de zero. Ou seja, zerou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em Araraquara.

Este levantamento é realizado periodicamente. A cidade é dividida em cinco grandes regiões e é vistoriado um número determinado de imóveis em cada uma delas. Ao contrário de avaliações anteriores, desta vez, das cinco áreas, quatro tiveram índice igual a zero. Somente na área 2, o índice foi de 0,16, o que, estatisticamente, é considerado irrisório.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o resultado da ADL menor que 1,0 é tolerável, de 1 a 3,9 coloca o município em situação de alerta e superior a 4,0 em risco de epidemia.

Assim diante da redução dos números de novos casos no município, os agentes continuam se dedicando ao trabalho de atualização de fichas que ainda aguardam registro no sistema. Nesta segunda, a Vigilância divulgou que Araraquara tem 16.740 casos confirmados de dengue em 2019, sendo que 1.688 foram descartados e 376, inconclusivos.

Mas o trabalho de prevenção e combate à dengue vai continuar e a colaboração da população é fundamental. As equipes de agentes de endemias que vistoriam os bairros estão devidamente uniformizadas com crachá de identificação.

Denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-774-0440 ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.