
Com 7,5ºC, no auge da madrugada desta sexta-feira (30), Araraquara teve a queda brusca da temperatura que andava na casa dos 17°C durante todo o dia. Logo passou a ter a temperatura mais baixa do ano e mostrou o que será o inverno que começa na sexta-feira, 20 de junho e termina no dia 22 de setembro, uma segunda-feira.
A queda nos termômetros se deve a uma massa de ar polar que avançou sobre o estado de São Paulo, quando as mínimas atingiram várias regiões, superando contudo as previsões anteriores. As temperaturas caíram mais do que estava previsto pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo.
E a expectativa é de ainda mais frio: entre a madrugada e o amanhecer de sábado (31), quando o araraquarense poderá enfrentar a constância dos 7°C, que será o recorde no ano.
“A sexta deve ser o dia com a manhã e tarde mais frias dessa semana no Estado de São Paulo. Tudo por conta dessa massa de ar de origem polar que já começou a derrubar as temperaturas no sul do Brasil. Ela está vindo atrás de uma frente fria bem forte, e a tendência é que a gente mantenha uma condição de frio pelo menos até o fim dessa semana”, explicam os meteorologistas.
Em alguns pontos do município, consideradas regiões mais altas a previsão é da temperatura chegar aos 6°C como já se pronunciou o Inmet emitiu. Há em curso um aviso de “perigo” para declínio de temperatura, com queda de até 5°C. O alerta é válido para este final de semana.
Araraquara terá uma sexta-feira de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite de céu limpo.