Home Cidade

“Combater a dengue é tarefa de toda a cidade”, diz Eliana Honain

Em balanço sobre 2019, secretária da Saúde enfatiza as dificuldades provocadas pela epidemia da doença este ano

390

Apesar de um ano bastante difícil para a Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde, por conta da epidemia de dengue, a titular da pasta Eliana Honain disse que o ano de 2019 ainda trouxe coisas positivas para o setor em Araraquara.

A contratação de mais profissionais para melhorar o atendimento à população, a aquisição e entrega de novos equipamentos e a realização de várias atividades temáticas também marcaram este período, segundo disse.

“Foi um ano muito complicado, por conta da epidemia de dengue, principalmente nos primeiros meses, totalmente voltados para o atendimento à população”, disse Eliana, na quarta-feira-feira (11), em entrevista no programa ‘Canal Direto’ do Facebook da Prefeitura.

Conforme acrescentou, o sofrimento foi grande por conta dos mais de 23 mil de casos de dengue registrados na cidade, incluindo cinco mortes pela doença. Por isso, na sua avaliação, cabe a todos, poder público e população, ter a responsabilidade para evitar nova epidemia. Até por conta de agora, período de bastante chuva e forte calor.

“A Prefeitura está cumprindo o seu papel, limpando os terrenos mal cuidados, notificando e multando os proprietários ou responsáveis. E nós, da população, não podemos deixar de fazer a nossa parte, cuidando de nossas casas e quintais, fazendo o trabalho de prevenção”, pregou.

Segundo Eliana, além de todas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Saúde encerra o ano com a contratação de cerca de 500 agentes apoiadores, para fazer a limpeza da cidade.

Reforços
A secretária também citou os trabalhos de rotina dos agentes de controles de endemias com visitas às residências e os agentes comunitários de saúde.
“Continuamos os arrastões e já começamos a instalação de armadilhas, que vão capturar e detectar mosquitos infectados com o vírus da dengue. Enfim, são diversas operações contra o mosquito transmissor”.

Porém, a secretária enfatizou que nenhuma dessas ações surtirá efeito se cada cidadão de Araraquara não se conscientizar de que a causa da dengue é de responsabilidade de todos.

Como exemplo, destacou a campanha, “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, lançada em novembro, em parceria da Prefeitura com os meios de comunicação da cidade, que inclui um calendário oficial para 2020, de combate diário ao mosquito.

“É preciso ter essa consciência: a dengue mata e temos que atuar juntos nesse combate ao mosquito. Em Araraquara, há pelos dez anos são registrados diariamente casos da doença, mesmo que em números menores neste período, o que mostra que o vírus circula por aqui o tempo todo”, disse Eliana, que agradeceu a parceria da mídia nesta campanha.

Outras ações
A secretária também destacou a contratação de mais pessoal e a aquisição de novos equipamentos para a Saúde com recursos obtidos  via  emendas parlamentares.

“Para reposição de pessoal, contratamos enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de médicos, clínicos, todos concursados”.

Mas como nem todos os médicos aprovados no concurso público aceitaram a convocação da Prefeitura, outro concurso já foi realizado, além de ter sido aberto um processo de edital de processo seletivo emergencial.

Eliana Honain também destacou a entrega da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Nair Damásio Claudino, no Jardim Victório De Santi (nessa sexta-feira, 13), para desafogar outras unidades de Saúde daquela região da cidade e oferecer mais serviços para a população.

E o programa Saúde em Casa da Prefeitura, que entrega medicamentos gratuitos em diversos bairros.

Vale ressaltar que ao longo de 2019 também foram realizadas várias outras atividades na Saúde de Araraquara, como Conferência Municipal, a Olimpíadas e o Simpósio da Saúde Mental, o Dia Mundial de Combate às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e a Mostra da Saúde, entre outras.
E até 21 dezembro, ao lado do Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), o Programa Mulheres de Peito, realizado em parceria com o governo do Estado, oferece gratuitamente exames de mamografia para mulheres acima de 35 anos.