A Comissão Municipal de Educação Ambiental, instituída por meio da portaria n° 27.323 assinada pelo prefeito Edinho no dia 23 de abril de 2021, realizou na manhã de quinta-feira (13), sua primeira reunião visando planejar as atividades para o ano. O grupo, formado por integrantes do governo e da sociedade civil, tem como objetivo elaborar, implementar e monitorar a Política de Educação Ambiental no âmbito municipal. Por conta da pandemia, a reunião foi realizada de modo online.
Durante a reunião foi feita uma apresentação da nova Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e foram abordados os desafios da Educação Ambiental (EA) em tempos de pandemia.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, destacou a nova estrutura da SMMAS e as principais ações que já estão sendo desenvolvidas pelo setor. “Estamos reestruturando todo o setor e para isso temos buscado parcerias com outras Secretarias e também com a iniciativa privada”. Na área de educação ambiental, ele ressaltou a parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, através do programa Inteiro Ambiente. “Por conta da pandemia tivemos que parar todas as atividades presenciais de educação ambiental e o programa se mostra como uma alternativa viável para levar esse conhecimento às nossas crianças e adolescentes”.
Durante o encontro ficou definido que a próxima etapa será firmar uma parceria com a Secretaria da Educação para divulgação do programa nas unidades escolares municipais. Além disso, também se debateu a possibilidade de divulgação dos programas em setores empresariais da cidade, por meio do Rotary Club e uma possível parceria com a Secretaria da Cultura.
Cabe lembrar que o programa “Inteiro Ambiente”, produzido e apresentado pelo jornalista e gestor ambiental Pedro Junqueira, é exibido desde 2017 pelas redes sociais da Prefeitura de Araraquara e busca usar a comunicação como uma ferramenta de educação ambiental, sempre visando sensibilizar a população para os paradigmas ambientais e apresentando possíveis soluções para a garantia da sustentabilidade na cidade.