O superintendente do Daae, Donizete Simioni, os diretores José Braz Scognamiglio (Técnico-Operacional) e Katia Matteo (Gestão Ambiental) e a gerente de Manutenção de Obras e Pavimentação, Nilva Pierri, estiveram na Gerência de Controle de Perdas, na tarde desta quinta-feira (7), onde puderam ver de perto as ações e investimentos realizados durante o ano com o objetivo de reduzir as perdas de água na cidade.
O gerente Alexandre Pierri apresentou os benefícios obtidos com a subsetorização realizada na região da Fonte e Vila Harmonia. Antes da obra, essa região, que atualmente conta com cerca de 9.800 domicílios, era dividida em apenas dois setores de abastecimento, o que dificultava a manutenção das redes. Agora, a região está dividida em 11 setores, o que facilita a manobra de registros em caso de vazamentos e melhora controle do que é produzido e micromedido, diminuindo as perdas.
Outro importante investimento foi a implantação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) automatizadas. “Da própria sala do Daae podemos atuar operando e regulando as válvulas, sem necessidade de ir a campo”, explicou o gerente. Ainda nos novos subsetores foram instaladas unidades de sensores de pressão, que de hora em hora enviam sinal informando a pressão do local. “Se algo estiver fora do projetado, podemos tomar uma ação imediata agilizando os processos, chegando até a evitar um desabastecimento da região”, afirmou Pierri.
A gerência também investiu em micromedição. “Iniciamos testes volumétricos em hidrômetros com rádio frequência e em um novo equipamento que recebemos da empresa fabricante, capaz de transmitir dados por internet”, contou o gerente. Importante ressaltar que todos os equipamentos são exaustivamente testados, de acordo com normas técnicas, antes de serem adotados pelo Daae.
Por último, foi demonstrado o medidor de coleta de esgoto também digital para ligações domiciliares e industriais.
Simioni parabenizou toda a equipe e enfatizou que está à disposição para apoiar novos investimentos para o próximo ano.