Home Cidade

Coronavírus: Veja se os hospitais de Araraquara estão preparados

Santa Casa, Hospital São Paulo e São Francisco terão um árduo trabalho pelos próximos dias

1560

Diante da Pandemia do COVID-19, a população aguarda ao menos, bom atendimento na rede de saúde municipal e particular de Araraquara. O Portal RCIA, entrou em contato com os três hospitais de Araraquara, para que a população entenda como se preparam as entidades de saúde neste momento de crise.

HOSPITAL REFERÊNCIA SANTA CASA

A Santa Casa afirma que por hora não suspendeu ou cancelou cirurgias eletivas, e que tem um protocolo de atendimento diferenciado para quando o paciente chega e diz que tem sintomas do COVID-19.

Os conveniados da Santa Casa quando chegam à recepção e dizem que estão com febre e tosse, já são atendidos como prioridade e recebem máscaras. É encaminhado para a sala de triagem onde a enfermeira vai verificar os sinais vitais e se o paciente estiver com febre vai ser levado para um quarto de isolamento onde será colhido o exame para confirmar ou não o Coronavirus. Posterior a colheita do exame o paciente é encaminhado para casa, onde aguarda o resultado.

Unimed e São Francisco são atendidos em situações pontuais, quanto aos outros convênios atende normalmente

 

O hospital dispõe de dois quartos separados para fazer este isolamento enquanto colhe o exame, quanto a leitos de UTI disponíveis, a Santa Casa não informou o numero.

Aos que são conveniados SUS, devem procurar os Postos da Rede Básica de Saúde ou as UPA´s da cidade .

HOSPITAL SÃO PAULO

O Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara informou que há 20 leitos UTI Adulto e 10 leitos UTI Neonatal na estrutura atual. Vale salientar que não são todos os leitos que poderão ser utilizados caso tenhamos pacientes com coronavírus e, por isso as autoridades de saúde estão organizando novas formas para atender esse possível público.

Outra medida já tomada pelo Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara é a suspensão de cirurgias eletivas que demandem uso de leitos de UTI para uso especifico dos casos de COVID 19 e, também a aquisição de materiais em quantidade para que os estoques supram as possíveis demandas nos próximos meses.

Além disso, já está em funcionamento no hospital um plano de contingência que se inicia na triagem do Pronto Atendimento quando pacientes apresentarem sintomas do coronavirus. Nesses casos, a equipe do hospital irá fornecer ao paciente, máscara e encaminhá-lo para leitos de isolamento onde será avaliado por médicos. Os pacientes em estado grave serão internados e os que apresentarem sintomas leves serão monitorados em casa

Todo o caso suspeito será comunicado ao Serviço Especial de Saúde – SESA. Cabe ressaltar que as autoridades da área da saúde estão em constante contato para o alinhamento de condutas.

A Unimed de Araraquara reforça os cuidados preventivos contra o coronavírus como lavar as mãos com água e sabão com frequência ou usar álcool gel, evitar aglomerações, usar o braço ou lenço de papel ao tossir ou espirrar e, principalmente não entrar em pânico. Dirija-se ao Pronto Atendimento nos casos em que o paciente apresentar falta de ar, além de febre e tosse constantes.

Em caso de sintomas ou dúvidas, os clientes Unimed de Araraquara terão orientação médica pelo SOS Unimed no 0800-945 0550.

Beneficencia 133

HOSPITAL SÃO FRANCISCO

O Sistema Hapvida montou um esquema especial para prevenir a disseminação do coronavírus, no Brasil, nos próximos meses. Além de contar com uma estrutura hospitalar com total condição de atender pacientes com síndromes gripais de qualquer natureza, pois conta com leitos disponíveis, equipes treinadas, protocolos atualizados e equipamentos de última geração, medidas sistemáticas de acompanhamento e informações também foram tomadas. Para manter a saúde e o bem-estar das pessoas, o Hapvida realizará testes para detectar coronavírus, que estão previstos no Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aos pacientes que tiverem indicação médica. A empresa segue todas as recomendações do órgão regulador.

O maior sistema de saúde e odontologia do País formou um comitê de médicos da gestão e infectologistas, de diferentes estados do Brasil, que discute, diariamente, as atualizações e novos desenhos do coronavírus. Com frequência, esse mesmo comitê se reúne com órgãos de saúde municipal e estadual para discutir os fluxos e direcionamentos dos casos suspeitos, nas cidades em que atuamos com rede própria de atendimento.

Semanalmente, os coordenadores das unidades de urgência e emergência também são atualizados sobre como lidar com o vírus, ao mesmo tempo em que também repassam para os líderes das unidades as informações. Em paralelo, o estoque de materiais necessários para o atendimento, como luvas, máscaras e álcool em gel, também foram ampliados.

No que se refere à informação dos clientes, cartazes, peças informativas e matérias com orientações médicas também são divulgadas por meio de jornais, televisões, rádio, sites, redes sociais e nas próprias unidades de atendimento.