Início Cidade

CPFs suspensos de repente, assustam araraquarenses

Contribuintes não sabiam o porquê, não conseguiram agendar atendimento na agência e os cartórios não tinham acesso para entender o que estava acontecendo

295
Agência da Receita Federal de Araraquara, só atende por agendamento via internet

Antes das 9h desta segunda-feira (23), cerca de 15 pessoas já haviam procurado os cartórios da cidade, na tentativa de saber o porquê seus CPFs estavam pendentes de regularização e por tanto suspensos.

Muitos contribuintes entraram em contato com a agência da Receita Federal de Araraquara, mas não conseguiram atendimento. Tentaram também agendar atendimento via internet, mas só seria possível para 2021.

Algumas pessoas entraram em contato com o Portal RCIA, nervosas, pois não sabiam o que havia acontecido e também não conseguiam atendimento para solucionar o problema.

De acordo com a Receita Federal os motivos dos bloqueios do CPF são muitos. Quase tudo é possível regularizar via internet, sem necessidade de ir à Receita. Entramos em contato com a Receita Federal, através do Ministério da Economia e publicamos abaixo links para facilitar a recuperação do seu CPF.

Segue informação sobre a situação cadastral “pendente de regularização”:

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos.

Como regularizar a situação cadastral

Em primeiro lugar, o contribuinte deve verificar se deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado.
A verificação pode ser feita na Pesquisa de Situação Fiscal ou consultando as condições de obrigatoriedade de entrega da DIRPF, no item “Perguntas e Respostas” dos anos em que o contribuinte não entregou essa declaração.
a) se tiver deixado de entregar alguma declaração (DIRPF) a que estava obrigado, a situação será regularizada com a entrega da(s) declaração(ões) devida(s).

Se esse é o seu caso, clique aqui para baixar programas e obter informações sobre o preenchimento e envio da declaração (DIRPF)
b) se não estava obrigado a entregar a DIRPF nos últimos cinco anos ou entregou todas as declarações devidas, será preciso fazer o pedido de regularização do CPF.
Se esse é o seu caso, veja como fazer o pedido de regularização.

Todas as informações e links citados acima estão no endereço abaixo:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/cadastros/cpf/atos-cadastrais/regularizacao-do-cpf/regularizacao-da-situacao-cadastral

A Receita Federal, atualmente, está adequada à modernização tecnológica no mundo da informática, robótica e cibernética. Tem programas e aplicativos avançadíssimos e já está se adequando à tecnologia 5G. Os sistemas e a inteligência artificial trabalha interligada com o sistema financeiro em geral, Cartórios e diversos órgãos públicos, sem a necessidade da presença fiscal como era antigamente. Todo o trabalho de pesquisa e análise dos fluxos financeiros (movimentações bancárias, cartões de crédito, etc de pessoas físicas e jurídicas) são atualmente feitos com rapidez pela Receita Federal.