O Daae atendendo a um chamado para verificação de mau cheiro, em decorrência de possível obstrução na rede de esgoto da avenida Adélia Izique, no São Geraldo, no dia de ontem (04/06). Ao retirar dejetos da rede, encontrou muito cabelo, gordura, estopa, sacos plásticos e até um aparelho de barbear.
O serviço de desobstrução dessa rede foi de grande complexidade. A equipe de Redes de Esgotos utilizou desde equipamentos mais simples, como a vareta de desobstrução e equipamentos mais pesados, como o caminhão hidrojato e uma retroescavadeira.
O serviço foi concluído com a retirada desses materiais impróprios, mas causou grande dano no asfalto e no poço de visita da rede de esgoto, devido à enorme quantidade de material impróprio acumulado na rede. Depois de concluído o serviço, a rede voltou a operar normalmente.
Mesmo com o Daae realizando o trabalho preventivo de limpeza nas redes, esse problema é frequente. Vale lembrar que ações simples devem ser realizadas pela população, como por exemplo:
1 – Descartar no lixo: fraldas, absorventes, preservativos, embalagens plásticas, panos usados, cotonetes, entre outros objetos, pois se jogados nos vasos sanitários, por exemplo, cedo ou tarde, se acumulam nas tubulações e causam a obstrução da rede.
2 – Descartar restos de alimentos para a coleta domiciliar;
3 – Colocar o óleo de cozinha usado em um recipiente, como uma garrafa PET, e fazer a entrega à coleta seletiva;
4 – Providenciar o direcionamento da água de chuva para as guias e sarjetas das vias públicas e não fazer a ligação da água pluvial direto na tubulação de esgoto, pois quando chove, a probabilidade de retorno do esgoto aumenta significativamente.
Colabore com o Daae, que vem fazendo a sua parte, intensificando a limpeza preventiva em locais onde ocorrem maior incidência de retorno de esgotos.