Criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), o Dia Mundial de Coração (29/09) pede passagem como uma forma de conscientizar a população sobre a importância de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardíacas.
O cardiologista da Unimed Araraquara, Dr David Chakur Brum, afirma que as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). No Brasil, estima-se 300.000 casos de Infarto por ano sendo que, destes, 30% vão a óbito.
“Esse cenário é passível de prevenção, principalmente, com o controle da hipertensão, diabetes, sedentarismo e o tabagismo. O stress e a obesidade são causas secundárias que devemos ficar atentos. O uso crônico de entorpecentes – como a cocaína- (mais comum entre os jovens), também é um agente causador”, completa o especialista.
A herança genética e o histórico familiar de infarto são sempre levados em consideração para uma avaliação e acompanhamento. Dentro deste contexto, segundo o cardiologista, consultar-se com um médico especialista é essencial para prevenção, ou mesmo um diagnóstico precoce.
“Enfermidades ligadas ao coração são extremamente danosas, podendo ser fatais. Precisamos, sempre, em datas como a de hoje, relembrar esse perigo. Tudo isso para promover o bem estar e uma qualidade de vida melhor a todos”, conclui o Dr David Chakur Brum.