Home Cidade

Governo notifica Araraquara por permitir cultos e missas presenciais

Prefeitura acatará determinação estadual e seguirá as normas do Plano São Paulo

184
Missas e cultos religiosos presenciais voltam a ser proibidos em Araraquara

Por não cumprir determinações estabelecidas no decreto assinado pelo governador do Estado João Doria, que impede a realização de missas e cultos religiosos presenciais até terça-feira (13), o município de Araraquara foi notificado a seguir o que manda o Plano São Paulo.

A notificação chegou através da secretaria de Desenvolvimento Regional cientificando o prefeito Edinho Silva de que a ordem de Doria está sendo descumprida.

Sábado (10), novo decreto foi publicado pela Prefeitura de Araraquara prorrogando as restrições da quarentena; nele o município permitiu a realização de atividades religiosas desde que fossem seguidas regras sanitárias e também distanciamento entre os fiéis. A autorização de caráter municipal contraria a ordem estadual, daí a interferência de Doria que pede o cumprimento do Plano São Paulo.

Na notificação que veio da secretaria de Desenvolvimento Regional o Governo de São Paulo pede que os templos religiosos cessem os cultos presenciais, ainda que com a participação de apenas 25% das acomodações nas igrejas.

Várias igrejas de Araraquara entre ontem e hoje (domingo) promoveram missas favorecidas pelo decreto pois em meio a este período de celebrações relacionadas à Semana Santa está a Festa da Divina Misericórdia, que ocorreu nesta manhã (11).

A Prefeitura de Araraquara disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que interpretou que a decisão do STF em relação às atividades vinculadas às celebrações religiosas, proferida na última semana, estabelecia autonomia ao município para adequar a realidade epidemiológica local às atividades das entidades religiosas.

“Diante do longo isolamento vivenciado por Araraquara, desde o mês de fevereiro, aos números positivos alcançados, as autoridades sanitárias entenderam que uma flexibilização seria possível, sem colocar em risco os avanços alcançados. Os templos e igrejas, poderiam – de forma restritiva e com medidas de segurança – realizar suas celebrações nesse final de semana, até que o novo decreto municipal, bem como o estadual fossem publicamos na próxima semana, quando regras mais duradouras serão estabelecidas”, disse a nota da prefeitura.

Para não abrir contradições e trabalhar para unir forças no combate à pandemia, a prefeitura entendeu por bem alterar seu regramento, seguindo as normas do Plano São Paulo.