Composto pela Professora Aparecida de Jesus Godoy Aguiar, em 1971, o Hino de Araraquara foi oficializado em março de 1972, por meio da Lei Municipal nº 1866/1972. A partir daí a autora se empenhou para gravar sua composição.
O projeto foi abraçado por Antonio Carlos Rodrigues dos Santos, diretor da Rádio Cultura à época. Aparecida, então, conheceu Regina Cybis, que cantava e tocava violão. Passou a letra e a música do hino para que ela o gravasse em uma fita cassete.
A fita foi levada até os músicos e cantores que fariam a gravação oficial, nos estúdios da Rádio Cultura de Araraquara. Após ensaios, sob o comando de Antonio Carlos dos Santos, começaram as gravações, com a participação do coral da Igreja Presbiteriana Independente da Vila Xavier e a Banda do 13º Batalhão de Polícia Militar.
Em documentário feito em 2016 pela Câmara Municipal, após a aprovação da lei nº 8679/2016, que criava o Dia do Hino de Araraquara, Antonio Carlos contou como foi a gravação.
“Levamos coral e banda ao auditório da Rádio Cultura, na Avenida Espanha. Na terceira vez acertamos. Gravamos um acetato (vinil 78 rotações por minuto) para ficar registrado para história”, relembra.
No registro da Câmara feito em 2016, a autora falou sobre a emoção de ter feito o Hino de Araraquara. “É uma felicidade imensa ver que criaram uma lei para proteger o hino”, finalizou Aparecida Aguiar.
Saiba mais sobre o Hino de Araraquara: