Home Cidade

Hospital São Paulo – Unimed Araraquara desenvolve vasta programação no Dia Mundial da Prematuridade (17/11)

Caixa com mimos aos pais dos recém-nascidos, além de roda de conversa e um café especial foram algumas das atividades.

140
Equipe UTI Neonatal Pediátrica da Unimed Araraquara

A Unimed Araraquara não se pinta apenas de azul em novembro. Ela também recebe, com muito carinho, a cor roxa ao adotar a campanha de reflexão e conscientização alusiva ao Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial quando falamos em crianças que vem ao mundo antes das 37 semanas de gestação.

E nesta quinta (17/11), Dia Mundial da Prematuridade, o Hospital São Paulo, cuja fachada está iluminada de roxo, realizou uma gama de atividades ligadas ao tema, com qualificações e acolhimentos relacionados. Em 2022, o tema estabelecido pela ONG Prematuridade.com é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

Logo às 10h, a UTI Neo do HSP (já decoradas com bexigas na tonalidade roxa) recebeu uma “Roda de Conversa com as mães” com uma equipe multidisciplinar formada pelos departamentos de coordenação de UTI, departamento médico, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, farmácia e fonoaudiologia.

Aos pais com recém-nascidos internados no setor foi ofertada uma caixa com foto das crianças, um polvo de crochê e um lacinho na cor roxa, além de adesivos, folders relacionados e scrapbook para estilização personalizada.

Um coffe especial, com um bolo todo decorado com o tema feito pela equipe de nutrição do hospital, bem como um quiz para os colaboradores Unimed sobre UTI Neo/Prematuridade também foram destaques.

Segundo a Dra Maria Ap. Malfara Andrade Machado, pediatra responsável pela UTI Neonatal, o tema deste ano da campanha, “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o nascimento”, sempre foi um dos pilares do trabalho da Unimed Araraquara. “Sabemos que o contato pele a pele ajuda os bebês prematuros na estabilidade dos parâmetros clínicos, estimula a produção de leite materno e muitos outros benefícios”, comenta a especialista.