Evento será realizado em Araraquara até 10 de dezembro, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp
Dentro do projeto “Araraquara com Humanismo”, que teve início em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro, a Prefeitura está realizando entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, a 2ª Semana Municipal de Direitos Humanos, “Memória, Verdade e Transição Democrática”.
Neste período, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento e Participação Popular, e de Justiça e Cidadania, com apoio institucional da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCL) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, será apresentada uma série de palestras e minicursos voltados ao tema.
De acordo com Marina Ribeiro da Silva, advogada e gestora de projetos da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania, a “2a Semana…” visa refletir sobre a questão da memória e do esquecimento, após graves violações de direitos humanos, com foco nos desdobramentos institucionais e coletivos da ditadura civil-militar que se iniciou no Brasil em 1964 e teve fim em 1985.
“A importância do evento, destinado ao público em geral, é iluminar medidas – bem sucedidas ou não – que foram empregadas, no Brasil e no mundo, em uma tentativa de construção de paz social duradoura, após um episódio de conflito, de violência em massa ou de desrespeito sistêmico aos direitos humanos”, acrescenta Marina.
Vale destacar que a programação completa da 2ª Semana Municipal de Direitos Humanos (publicada no final dessa matéria) se desenrolará no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCL), localizada na Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Bairro dos Machados.
Os interessados podem fazer as inscrições, gratuitas, meia hora antes do início de cada minicurso e todos os participantes receberão certificado de três horas referentes a cada encontro.
PROGRAMAÇÃO
II Semana Municipal de Direitos Humanos “Memória, Verdade e Transição Democrática”, Anfiteatro B da FCL da Unesp
29/11 – quinta-feira, 19h
Minicurso 2 – Mesa temática: A Memória e o Esquecimento em contexto de graves violações de Direitos Humanos
Participação Popular: memória e tradição oral – Maria José Scárdua
O autoritarismo e os sentidos sociais do Brasil: rupturas e continuidades da ditadura civil-militar de 1964-1985 – Gabriel Papa Ribeiro Esteves
Memória como direito e dever na transição para o Estado Democrático de Direito – João Finkler Filho
1º/12 – sábado, 19h
Minicurso 3 Exibição do longa-metragem “Hannah Arendt: Ideias que chocaram o mundo”, 2012, Dir. Margarethe von Trotta
Palestra: Hannah Arendt e a banalidade do mal: o julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém
Adriana Abreu Magalhães Dias
04/12 – terça-feira, 19h
Minicurso 4 Exibição do curta-metragem Procura-se Irenice”, 201