Home Cidade

Lixo é deixado nas cachoeiras e matas no entorno de Araraquara e região

Meio ambiente é atacado diariamente pela falta de respeito de pessoas se utilizam das cachoeiras

991
Lixo fica pendurado em meio as matas

Com o calor que tem feito nas últimas semanas, muitas pessoas procuram piscinas, rios e cachoeiras para se refrescar. Os destinos dos moradores de Araraquara e cidades da região são as cachoeiras localizadas entre Araraquara e Motuca, além de outras quedas da água situadas entre Araraquara e Ibaté, que ficam na zona rural a aproximadamente 20 quilômetros da cidade e encanta os visitantes pela beleza.

No entanto, alguns frequentadores do local, não tem contribuído para a preservação da cachoeira e da mata. O RCIA esteve no local nesta semana e encontrou grande quantidade de lixo, deixada pelos visitantes.

“As pessoas usam a cachoeira, mas não levam o lixo para casa. Aqui se encontra de tudo: chinelo, preservativo, latinha de cerveja para todo lado, garrafa de vidro, plástico, muito lixo jogado, restos de alimentos, oferendas. Se fosse para recolher todo aquele material teria que utilizar uma caminhonete”, explicou um frequentador indignado, que preferiu não se identificar.

Descartáveis são encontrados no entorno das Cachoeiras

Nas imagens registradas é possível observar muito lixo deixado no local, desde embalagens de alimentos e bebidas, até roupas. Por incrível que pareça os frequentadores chegam ao cumulo de deixar o lixo pendurado em arvores como se fossem lixeiras, a espera de algum caminhão de lixo passar pelo local e recolher. “Gente o caminhão de coleta não passa nestes locais”.

Além de poluir a natureza e contribuir com a proliferação da dengue, despejar lixo em matas ou rios, ou até mesmo em ruas, é uma contravenção penal prevista no artigo 54 da lei de Crimes Ambientais. Quem for flagrado neste tipo de ato, está sujeito à multa e/ou detenção. Preservar a natureza é uma obrigação de todos.

Oferendas são deixadas nas cachoeiras, garrafas de vidros se quebram ferindo frequentadores.

Sabemos que em outros municípios existem diversas atividades voltadas para a proteção ambiental são desenvolvidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, voltado para crianças e ações de despoluição em rios da região. A coisa é séria! Por isso precisamos intensificar nas escolas esta consciência ambiental, já que o adulto não tem boas práticas. Quem sabe no futuro se consiga cobrar dos mais velhos que leve seu lixo para a casa. Impossível diminuir a poluição do meio ambiente sem a colaboração da população. Cada cidadão precisa ajudar nisso. Basta levar seu saco para lixo da sua residência, dar um toque no colega para que ele se sinta envergonhado. A pessoa que faz isso prejudica a si e aos outros.