Home Cidade

Novo decreto vai intensificar fiscalização em Araraquara

Bares, restaurante e similares devem manter atendimento presencial limitado a 6 horas diárias, sem mesas nas calçadas

272
Vista do Parque Infantil, Foto: RCIA

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Prefeitura publicou nos Atos Oficiais de hoje o decreto municipal que estende a quarentena até o dia 19 de agosto. O documento também traz ajustes nos protocolos sanitários e novas normas que devem ser seguidas pelos estabelecimentos comercias e prestadores de serviços. São decisões tomadas pelo Comitê com base nas análises diárias da evolução da doença na cidade, incluindo o avanço do número de casos e o relaxamento do isolamento social.

Entre outras determinações, o horário de atendimento presencial no comércio passa a ser das 10 às 16 horas, de segunda-feira a sábado, com aferição de temperatura de todos os clientes, tapetes de sanitização em todos os pontos de entrada e saída e desinfecção total antes da abertura, durante o expediente e após o fechamento das atividades diárias, entre outras medidas. Shoppings centers também podem funcionar com atendimento presencial por seis horas diárias, desde que entre as 11 e as 21 horas.

Bares, restaurante e similares devem manter atendimento presencial limitado a 6 horas diárias, com encerramento às 23 horas de segunda-feira a sábado e às 16 horas aos domingos. Entre outras normas, serão admitidas no máximo 2 consumidores por mesa e o estabelecimento deverá realizar cadastro dos consumidores que forem atendidos presencialmente, com nome, endereço, telefone de contato e a temperatura aferida. Continuam vedadas mesas em calçadas ou em ambientes externos ao estabelecimento.

Também fica proibida a realização de atividades coletivas com aglomeração de pessoas por todos os munícipes, bem como pelos demais coletivos e entidades associativas, partidárias, desportivas, condominiais, educacionais, de entretenimento, dentre outros. Assim como a realização de atividades desportivas aquáticas, individuais ou coletivas.

A realização de atividades por entidades religiosas fica condicionada à adequação aos protocolos sanitários do Plano São Paulo e apresentação de protocolo sanitário de higienização e distanciamento social para as atividades a serem desenvolvidas, o qual deverá ser aprovado por este Comitê.

Os órgãos responsáveis estão intensificando a fiscalização do cumprimento do decreto municipal, que pode ser acessado, na integra, no site da Prefeitura, www.araraquara.sp.gov.br/coronavírus.