Home Cidade

Pesquisador da UFScar, 31 anos, morre após ficar preso em gruta em Limoeiro do Norte, no Ceará

Biólogo de 31 anos foi encontrado morto pelo Corpo de Bombeiros no interior da gruta; o seu colega de pesquisa foi levado para o hospital e continua internado. O corpo da vítima fatal está sendo transladado para São Carlos, sua cidade de origem.

102
Bombeiros trabalhando na retirada do pesquisador morto do interior da gruta

Dois estudiosos, incluindo o são-carlense Janderson Assandre Assis, ficaram presos em uma caverna situada na área do Sítio Lajeirinho, na zona rural de Limoeiro do Norte, acessada pela CE-437, no Ceará. O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira (30).

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), dois pesquisadores estavam conduzindo atividades em um local de escavação quando desmaiaram dentro de uma fenda.

Os primeiros dados compartilhados pelo CBMCE indicam que o desmaio pode ter sido causado por operações de terraplanagem ou pela possível respiração de gases nocivos.

A corporação comunicou, através de uma nota, que grupos operacionais do CBMCE, com a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), realizaram o resgate, que demandou habilidades especializadas em razão do perigo de colapsos e da profundidade do buraco.

“Uma das pessoas afetadas – Janderson, de 31 anos, já estava sem vida quando a equipe chegou ao local. A outra vítima foi resgatada com sinais vitais e encaminhada ao Samu para receber atendimento médico”, informa o órgão. O CBMCE enfatizou a necessidade de implementar protocolos de segurança durante operações de escavação.

Em comunicado, o Samu-CE informou que foi chamado para responder a uma situação envolvendo duas pessoas feridas na manhã desta terça-feira (30).

“Depois de prestar assistência no local, os integrante do Samu Ceará transportaram uma vítima consciente para o Hospital São Raimundo, situado em Limoeiro do Norte. A outra vítima não sobreviveu”, conclui a comunicação.

O PESQUISADOR

Graduado em biologia pela Universidade de São Carlos, Janderson ganhou notoriedade no ambiente acadêmico. O corpo será transladado para São Carlos, onde ocorrerá o velório e sepultamento, em data e horário ainda a serem definidos pela família.