Home Cidade

Pinheiro inclinado divide opiniões sobre seu corte

Árvore inclinada fica na Praça da Paróquia Santo Antonio na Vila Xavier e já se tornou ponto turístico 

2517

A inclinação de um Pinheiro na Praça de Santo Antônio vem chamando atenção de moradores da região, uns dizem que ele pode cair, outros alegam que ele é como a Torre inclinada de Pisa, na Itália.

A celeuma foi criada, a partir da informação que chegou à redação do Portal RCIA, dando conta que o Pinheiro seria cortado, e que tal autorização teria partido da Diretora de Gestão Ambiental Katia Mateo, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), mesmo diante de laudos técnicos afirmando que a árvore não correria risco de queda.

O Portal entrou em contato com Marta Santos, que tem um comércio há cinco anos ao lado do Pinheiro e se diz favorável ao corte “Há cinco anos me preocupo com dias de chuva, não sou adepta ao corte de árvores, mas penso que antes que aconteça uma tragédia, seria melhor cortar, se ele cai, cairia direto no ponto de taxi, crianças passam pelo local diariamente, sem contar que levará consigo toda a fiação” diz a comerciante.

Há cerca de 10 anos o pinheiro está inclinado (Foto: Suze Timpani)

Visitamos então, a Paróquia de Santo Antônio, onde fomos recebidos pela secretária voluntária Maria Lucia Montoro, que informou já ter entrado em contato com a Prefeitura de Araraquara por duas vezes. “As pessoas se assustam com a inclinação, às vezes da à impressão de que ele vai crescendo e deitando, mas a ponta está voltada para o sol portanto ele vai girando. O Padre pediu para que eu perguntasse na prefeitura se havia a possibilidade de queda, e fomos informados por duas vezes que o pinheiro se equilibra, porque teoricamente o que ela tem de externo, tem também de raiz, sendo assim, não há chance dele cair. Há mais de 10 anos está assim” – afirmou a Lucia.

Cecília Zavitoski e Maria Lucia Montoro, conversaram com a reportagem na secretária da Igreja Santo Antônio (Foto: Suze Timpani)

Para Cecília Zavitoski que mora no bairro há cerca de 60 anos, cortar o pinheiro é um pecado e afirma que: “As pessoas vêm aqui para tirar fotos com ele, já virou ponto turístico, é nossa Torre inclinada de Pisa, afinal aprendi no grupo quando estudava que a vertical abaixada cai dentro da base, portanto não cai” – brinca ela.

Vale ressaltar que antes que a Torre de Pisa desabasse, foi feito, entre 1997 a 2001, um trabalho especial de recuperação. “Recuperar uma árvore, com certeza não seria tão trabalhoso”.

O que diz o DAAE

O Daae informa que a Diretoria de Gestão Ambiental, além de ter o cuidado com a saúde das espécies arbóreas da cidade, tem a preocupação com a segurança das pessoas. No caso do pinheiro da praça da igreja de Santo Antônio, foram realizadas cinco visitas técnicas para verificar o estado fitossanitário e diagnóstico técnico. Até o momento, não há a necessidade de remoção. O Daae continuará monitorando a árvore e se, futuramente, houver diagnosticado técnico apontando o risco de queda, as devidas providências serão tomadas.

Por Suze Timpani