Home Cidade

Pneumologista faz alerta para a baixa umidade do ar durante o Inverno e Primavera

Dra. Renata Arbex dá dicas de como amenizar essa situação, 
comum nessa época do ano e na Primavera, que também tem como característica altas diferenças de temperatura e umidade

71
Rafael Barone (baixo), Wiliam Zaharanszki (guitarra) e Péricles Zuanon (bateria): os araraquarenses da Caramelow

A baixa umidade do ar, característica do Inverno e também na primavera , na região Sudeste e Centro- Oeste do país, pode trazer diversos incômodos à saúde do ser humano. Em Araraquara, os índices estão em torno de 30%, situação que requer muita atenção e cuidados especiais, pois segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis abaixo 60% já são considerados ruins para nosso organismo.

De acordo com a pneumologista da Unimed Araraquara Dra Renata Arbex, esse cenário pode piorar ainda mais nos próximos meses. Porém, algumas dicas podem amenizar esses impactos. Entre as mais simples estão o uso de baldes, bacias de água e toalhas molhadas para melhorar a umidade do ar de um local. “Só muito cuidado com as crianças e idosos para não se machucarem”, alerta a médica.

Climatizadores e umidificadores também podem ser aliados, porém é importante não deixá-los ligados a noite toda para não acumular fungos em sofás, colchões e cortinas e lembrar de higieniza- los diariamente, assim como lavar o reservatório de água como o fabricante orientar .

“Mantenha o nariz e olhos hidratados com soro fisiológico. Hidrate o corpo pela boca e também passe cremes hidratantes. Quem tem insuficiência renal e cardíaca, converse com seu médico sobre a ingestão de água adequada para este período. Mantenham suas medicações de uso contínuo e claro, por favor, evitem as queimadas”, finaliza a Dra Renata Arbex.