Home Cidade

Prefeitura de Araraquara participa de treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo em Itápólis

A segunda fase da operação será prática e ocorrerá em Araraquara, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos na prevenção de incêndios florestais e na proteção do meio ambiente

59
Integrantes da nossa Defesa Civil participando do encontro

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Defesa Civil, participou nesta sexta-feira (25) do treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo, realizado na cidade de Itápolis. A ação, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, reuniu representantes de 26 municípios da regional com o objetivo de capacitar as equipes para o combate a incêndios florestais e fortalecer as estratégias de comunicação preventiva.

Este encontro correspondeu à primeira fase do treinamento, com foco na capacitação teórica, onde foram abordadas as principais técnicas de prevenção e combate a incêndios, além de estratégias de resposta rápida a emergências ambientais. Durante a atividade, os participantes receberam kits de prevenção e materiais de apoio, essenciais para aprimorar o trabalho realizado em áreas urbanas e rurais.

A segunda fase do treinamento será prática e está programada para ocorrer em Araraquara, oferecendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em condições reais de trabalho. A ação visa reforçar ainda mais a capacitação das equipes e garantir uma resposta eficaz frente a eventuais incêndios florestais.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil, Cel. Alexandre dos Santos, “a capacitação é essencial para enfrentarmos o período de estiagem de forma segura e planejada, preservando nosso meio ambiente e protegendo a população”, afirmou um dos participantes do treinamento.”

A Operação São Paulo Sem Fogo é uma iniciativa do Governo do Estado, que busca promover a integração entre os municípios paulistas na luta contra os incêndios florestais, com ações educativas, preventivas e de combate direto ao fogo.

Com essa participação, a Prefeitura de Araraquara reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população, por meio da atuação preventiva e da cooperação regional.