Em Araraquara, a Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, terá uma programação que será oferecida entre os dias 25 e 28, em vários pontos da cidade. A ação deste ano vem com o tema “É preciso ser antirracista!” e o objetivo é sensibilizar a população para os cuidados necessários e os gestores de saúde quanto à implementação da Política de Saúde Integral da População Negra.
A programação conta com palestras, atividades físicas, atividades culturais, campanhas de prevenção das doenças com mais incidência no público alvo, com aferimento de pressão, teste de diabetes, teste rápido do Covid-19 e orientações em geral. Nessas datas, das 17h30 às 20h30, serão oferecidos gratuitamente serviços como aferimento de pressão e teste de glicemia, além de aulas abertas das Oficinas Culturais Afros.
No dia 25, terça-feira, a ação passará pelo Valle Verde, na Av. Professor Dr. José Alfredo Amaral Gurgel, nº 519, onde haverá a oficina aberta “Cuidando do cabelo afro” com a professora Roberta Silva, samba-rock com o professor Saulo, percussão com o professor Eduardo e DJ com o professor Renato Lelê, além de testagem rápida de HIV.
No dia 26, quarta, as atividades serão desenvolvidas na Praça Sebastião dos Santos (Praça do Dominó), na Av. Badia Miguel Saba, Cecap. Será oferecida novamente a oficina aberta “Cuidando do cabelo afro” com a professora Roberta Silva e samba-rock com o professor Saulo.
No dia 27, quinta, o Parque Infantil, no Centro, receberá a oficina de dança do ventre com a professora Faby Guedes, além de DJ com o professor Renato Lelê e testagem rápida de HIV.
No dia 28, sexta, a Praça Álvaro Tanigutti, que fica na Rua Maria Brambilia Passos, Jardim Santa Clara, receberá samba-rock com o professor Saulo e DJ com o professor Renato Lelê.
O evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o núcleo da Saúde da População Negra e de Terreiros “Nair Claudino” e conta com o apoio da UNIP através dos alunos do curso de enfermagem e do Grau Técnico com os alunos do curso de técnico em enfermagem.