Home Cidade

Prefeitura faz adequações para Hospital da Solidariedade realizar hemodiálise

São muitos os casos de insuficiência renal causada pelo agravamento da covid-19

142
Hospital de Campanha, que iniciou atendimento em abril de 2020 e desde então tem cumprido papel fundamental no enfrentamento à pandemia

Em caráter emergencial, a Prefeitura de Araraquara está contratando maquinários e realizando adequações físicas necessárias para realização de hemodiálise no Hospital de Solidariedade, o nosso Hospital de Campanha, que iniciou atendimento em abril de 2020 e desde então tem cumprido papel fundamental no enfrentamento à pandemia.

O Hospital de Campanha, criado como uma unidade emergencial para atendimento exclusivo de enfermaria e UTI de pacientes com covid-19, não possui credenciamento SUS para alguns serviços típicos de UTI de hospitais regulares (como por exemplo Santa Casa e Heab – Hospital Estadual de Américo Brasiliense). A hemodiálise é um desses procedimentos.

Porém, com a nova variante do coronavírus, vários pacientes têm evoluído de forma crítica na covid-19, demandando entre outros procedimentos, também a hemodiálise. São muitos os casos de insuficiência renal causada pelo agravamento da doença.

Como os hospitais credenciados para este procedimento não têm vagas, devido ao aumento abrupto de ocupação de leitos de UTI na cidade, inclusive de pacientes vindos da região, em caráter emergencial, a Prefeitura de Araraquara está fazendo a contratação das máquinas.

A Secretaria Municipal de Saúde está com dificuldades nesta contratação devido ao aumento da demanda por este serviço. Equipes da pasta também estão, durante todo o final desta semana, fazendo as instalações necessárias para o funcionamento imediato dos equipamentos contratados. A expectativa da Prefeitura é que em horas o serviço esteja em funcionamento no Hospital da Solidariedade.

A ampliação de serviços – no caso de hemodiálise -, sem credenciamento e, portanto, sem repasses pelo governo federal, é  um esforço da Prefeitura de Araraquara para salvar vidas. “Esses problemas de estrangulamento de serviços e ocupação máxima de leitos de UTI são típicos da pandemia de covid-19, contra a qual lutamos com todas as nossas forças todos os dias. Isso só reforça a necessidade de mantermos o isolamento social. Só sairmos de casa em último caso, evitando toda a exposição à contaminação”, disse a Prefeitura em sua página nas redes sociais.