Home Cidade

Queimadas urbanas já representam 30% das ocorrências atendidas pelos bombeiros

Números tendem a aumentar já que o período de estiagem está no início

193
Queimada urbana virou rotina em Araraquara

Nem bem começou o período de estiagem, que deve se seguir até o mês de outubro, e as queimadas urbanas já representam 30% das ocorrências atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros em Araraquara. Na última quarta-feira (12), o Portal RCIA acompanhou o trabalho de uma equipe do Corpo de Bombeiros no combate a uma ocorrência de incêndio na baixada do Jardim Paraíso, próximo ao antigo matadouro.

De acordo com os bombeiros, o número de chamados para atendimento relacionados a incêndio em vegetação no município quase dobrou nos primeiros cinco meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 258 chamados atendidos pelos bombeiros contra 139 registrados no ano passado de janeiro a maio.

Normalmente, as queimadas ocorrem devido à limpeza irregular de terrenos e queima de lixo, práticas criminosas contra o meio ambiente. Em Araraquara, existe uma lei municipal que proíbe a queimada na zona urbana. A prática está sujeita à multa ambiental contra o responsável pelo imóvel, ou seja, o proprietário, titular ou possuidor. Após a constatação da queimada, as multas variam de R$ 600 a cerca de R$ 300 mil.

A orientação é que a denúncia informe o local do incêndio, mesmo depois que as chamas se apagaram. A localidade é o ponto de partida para a geração da multa ambiental. As denúncias podem ser feitas para o Gerência de Fiscalização e Licenciamento, pelo (16) 3339-5000, ou pela Defesa Civil, pelo 199.