Home Cidade

Sábado é o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo

Pessoas entre 20 e 29 anos serão vacinadas nos postos de saúde e no Sesa, das 8 às 17 horas

102

As Unidades Básicas de Saúde do Município e o posto do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), órgão do Estado, estarão abertos em horário especial neste sábado (30) para o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que será realizado em todo o País.

Os atendimentos para imunização acontecerão entre 8h e 17h e o foco da campanha é a faixa etária entre 20 e 29 anos. Mas nem todas as pessoas que comparecerem ao posto médico serão vacinadas: a dose será aplicada apenas aos jovens adultos que não tiverem comprovante de vacinação ou que não tenham se imunizado completamente. 

A recomendação é que pessoas nessa faixa etária tenham duas doses comprovadas da vacina tríplice viral – que atua também contra caxumba e rubéola. Essas doses devem ser aplicadas com mínimo de 30 dias de intervalo.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Lembrando que, das 8 às 17 horas deste sábado, todas as unidades de saúde do município estarão abertas para vacinar adultos entre 20 e 29 anos que ainda não foram imunizados. O SESA, localizado na R. Itália, 1617, região central, também participa deste Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.