Home Cidade

Santa Casa de Araraquara realiza mais de 400 transfusões de sangue por mês

Com a pandemia e, mais recentemente, a chegada do frio, número de doações de sangue vem caindo; o tipo sanguíneo O- (“O” negativo) é o mais procurado por ser um doador universal

144
Sabrina Romano, coordenadora da agência transfusional da Santa Casa: “Nosso estoque de sangue diminuiu”

A Santa Casa de Araraquara, que atende 24 cidades da região, realiza mais de 400 transfusões de sangue todos os meses. A maior parte vai para pacientes internados na UTI, além de pacientes da Oncologia, Urgência e Emergência e até Covid-19. O problema é que nesta época do ano as doações costumam cair muito.

De acordo com a coordenadora da agência transfusional da Santa Casa, Sabrina Romano, além do frio, outro fator vem prejudicando as doações: a pandemia de Covid-19. “Os doadores têm se afastado do Hemonúcleo. E, na contramão, os pacientes internados com Covid-19 têm feito o uso mais constante. Então, juntou uma série de fatores que fez com que nosso estoque diminuísse”, explica.

Hoje, todos os tipos sanguíneos estão escassos. Mas há falta principalmente de AB+ (“AB” positivo), AB- (“AB” negativo) e O- (“O” negativo). A mesma situação acontece no Hemonúcleo Regional de Araraquara, que fica no campus de Ciências Farmacêuticas da Unesp. É de lá que vem todo o sangue armazenado na Santa Casa.

O diretor do Hemonúcleo, Reinaldo Bonfá, diz que todos as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos doadores. “É muito importante manter as doações”, alerta. “Aqui são seguidos os protocolos de prevenção, incluindo o distanciamento. E o agendamento faz com que não haja aglomeração no serviço, assegurando assim a proteção ao doador”, afirma.

POSSO DOAR SANGUE?

Para ser um doador de sangue é preciso seguir alguns requisitos. Dentre os principais estão: ter de 18 a 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos); pesar acima de 50 kg; dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação; realizar uma refeição completa na noite que antecede a doação (jantar); não ingerir bebida alcoólica de 12 a 24 horas antes da doação; não fumar 1 horas antes e 1 hora depois da doação; e não praticar exercícios físicos exagerados antes e após a doação.

A auxiliar cartorária Luana de Carvalho é uma doadora frequente. Ela aproveitou o Dia Mundial do Doador de Sangue para mais uma vez fazer a parte dela. “Sempre que posso estou doando para ajudar quem necessita. Aqui no Hemonúcleo é tranquilo, não tem lotação por conta do horário, que é agendado. É rapidinho e você nem sente”, comenta.

O Hemonúcleo Regional de Araraquara realiza os agendamentos para a doação de sangue pelo telefone (16) 3301-6102.