A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Áreas de Proteção Ambiental, instalou na quarta-feira (09), placas informativas sobre o gambá-de-orelha-branca na praça da Bíblia no Melhado, no Parque Infantil e no Parque Botânico.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica que a ideia é informar a população sobre a espécie. “Além de não fazer mal à espécie humana, os gambás são aliados do meio ambiente”. Ele reforça que outros locais da cidade devem receber as placas nas próximas semanas. “Serão instaladas em outras praças da cidade, como a do Marivan, Basalto, CECAP, Faveral e no córrego do Tanquinho”.
De acordo com o gerente de Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, os locais foram escolhidos por serem rotas desses animais. “Assim como outras espécies silvestres, eles buscam locais arborizados que possam oferecer alimentação e abrigo”. Ele destaca que os gambás ajudam no controle biológico de diversas espécies que podem fazer mal ao homem. “Os gambás são uns dos únicos predadores urbanos de escorpião, aranha, cobra e carrapatos”.
Cabe lembrar que as espécies silvestres nativas como o gambá-de-orelha-branca são protegidas por Lei e sua captura é proibida (Lei de Crimes Ambientais n° 9605/98). Em caso de maus-tratos ou caça entre em contato com a Polícia Ambiental através do (16) 3331-3797.
Se precisar de avaliação para algum caso entre em contato com a equipe da Gerência de Áreas de Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade através do (16) 3339-5000 (segunda à sexta-feira das 07h às 17h).
Em caso de resgate imediato (quando o animal é encontrado dentro da casa e está acuado) entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos dias úteis das 7h30 às 16h ou com o Corpo de Bombeiros através do 193.